CIDADE

Prefeitura define regras para construções em duas áreas de interesse ecológico no Recife

Áreas regulamentadas contam com plano de manejo que prevê ocupação humana

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 08/11/2021 às 13:17 | Atualizado em 08/11/2021 às 18:20
Notícia
X

Através de dois decretos assinados pela prefeita em exercício Isabella de Roldão (PDT), a Prefeitura do Recife regulamentou duas Unidades de Conservação como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE): o Parque Dois Irmãos e o UCN Beberibe. A medida aprova plano de manejo para construções e ocupação humana.

Os decretos sobre o Parque Dois Irmãos e a UCN Beberibe, respectivamente o nº 35.050 e o nº 35.051, foram assinados no dia 5 de novembro. As medidas revogam os decretos n°. 23.807, sobre a regulamentação do Parque como Zona Especial de Proteção Ambiental 2, e o nº 23.804, que declarava a Unidade de Conservação da Natureza (UCN) - Beberibe.

Marina Falcão Rodrigues, bióloga e coordenadora da Divisão de Unidade de Conservação Parque Estadual de Dois Irmãos, explica que as referidas UCNs da PCR são unidades que se sobrepõem ao Parque Estadual de Dois Irmãos-PEDI, mas são 3 unidades distintas.

"A ARIE Dois Irmãos, se sobrepõe a Mata de Dois Irmãos e abarca os bairros vizinhos, mesmo caso da ARIE Beberibe, que engloba a mata do Brejo dos Macacos e outras áreas vizinhas. Os PMs das UCNs buscam, entre outras coisas, normatizar as construções existentes nesses territórios. (...) Porém, todas as intensões de intervenções nas áreas de mata devem observar o Plano de Manejo do PEDI e pedir anuência de sua gestão", explica Marina.

"O objetivo é preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza", explicou a Secretaria de Meio Ambiente, através do Gabinete de Imprensa, ao Blog.

Na setorização do Parque Dois Irmãos, localizado na Zona Norte do Recife, decidiu-se por uma divisão com: setor de Conservação Ambiental (SCA), setor de equilíbrio ambiental (SEA) e setor de ocupação humana (SOH).

Ou seja, deve-se liberar a construção algumas partes da mata ou nos arredores. Em tempo, o decreto também especifica os parâmetros urbanísticos a serem seguidos no local. Para o Setor de Ocupação Humana, define-se:

  • Coeficiente de Aproveitamento Máximo: 1,5 (o número, multiplicado pela área do terreno, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos)
  • Taxa de Solo Natural - 30%
  • Gabarito - 15 metros (em média, 5 andares)
  • Afastamentos: frontal de 5m; lateral de 3m, fundo de 3m

O mesmo ocorre na Unidade de Conservação da Natureza Beberibe, que com 4.823,38 hectares é a maior UCN do Recife. Ela fica no bairro da Guabiraba. Nele, o setor de ocupação humana ficou com as mesmas regras do Parque Dois Irmãos.

"No documento, são estabelecidos o zoneamento e as normas que devem nortear o uso do local, incluindo como deve ser feito o controle dos recursos naturais e a implantação de estruturas físicas necessárias para a gestão do espaço de forma interativa", explica a gestão.

Entre as ARIE já instituídas estão: Ilha do Zeca, Lagoa do Araçá, Rio Jordão, Sítio Grande, Iputinga, Mata da Várzea e Açude de Apipucos.

Tags

Autor