REPERCUSSÃO

Conselheiro de Fernando de Noronha desmente Gilson Machado e Flávio Bolsonaro

Em vídeo, ministro do turismo e senador elencam ações do Governo Federal no arquipélago

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 08/11/2021 às 15:31 | Atualizado em 08/11/2021 às 17:32
Notícia
X

Ailton Júnior, conselheiro distrital de Fernando de Noronha, desmentiu nesta segunda-feira (8) as declarações feitas por Gilson Machado e Flávio Bolsonaro em vídeo sobre o arquipélago pernambucano. O ministro e o senador são acusados de mentir sobre a participação do Governo Bolsonaro em obras.

O conselheiro diz que, ao contrário do que Gilson e Flávio afirmam, a requalificação do Porto de Santo Antônio foi realizada pelo Governo do Estado, sem participação do Governo Federal. A obra foi iniciada em 2018, período anterior ao governo Bolsonaro.

Ailton ainda cobrou explicações sobre promessas não cumpridas pela gestão de Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente. 

Gilson Machado, conhecido como ministro sanfoneiro, já foi chamado de governador em evento realizado pela Direita no Recife.

Nota do Conselho distrital de Fernando de Noronha

Confira, na íntegra, a nota completa enviada pelo Conselho distrital de Fernando de Noronha: 

Vimos com bastante estranheza e indignação o vídeo divulgado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, e pelo senador Flávio Bolsonaro, em suas redes sociais, durante visita a Fernando de Noronha. Ao contrário do que afirmaram na gravação, a requalificação do Porto de Santo Antônio foi realizada exclusivamente com recursos do Governo do Estado, não havendo qualquer participação do Governo Federal. A obra, inclusive, foi iniciada em 2018, período anterior ao governo Bolsonaro.

O ministro e o senador, no entanto, perderam a grande oportunidade de dar uma resposta importante à comunidade noronhense, sobre uma promessa feita ainda em 2019, pelo então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que garantiu a liberação de recursos federais para obras de saneamento no arquipélago. Enquanto o Governo do Estado fez sua parte com a entrega do dessalinizador de água marinha, garantindo o fim do rodízio de abastecimento até o fim do ano, a prometida liberação de 20 milhões de reais em recursos federais para resolver o problema do esgotamento sanitário, que seria uma contrapartida, ainda não foi cumprida. A comunidade noronhense continua aguardando um posicionamento do Governo Federal a respeito dessa questão.

Ailton Júnior, conselheiro distrital de Fernando de Noronha

Ameaças federais

Sem responder aos questionamentos do conselheiro, a assessoria do ministro avançou sobre o Estado, em um segundo round, depois do envio do primeiro vídeo ao blog, mais cedo.

"O Ministério do Turismo vai entrar nesta semana com pedido para reaver a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios em Pernambuco, que hoje está sobre administração do governo estadual", informou.

"De acordo com o laudo do Iphan deste ano, o local, que recebeu investimentos de R$ 11 milhões do governo federal para sua reforma, está em estado de abandono e com parte das instalações em deterioração de mais de 750 mil reais".

Bastidores da Notícia

<b>Fatal error:</b> Call to undefined method NotiaBean::getDs_matia_basti()__call called at [/sistemas/fiveedit6/src/classes/bean/MatiaBean.php:620]<br />__call called at [/sistemas/fiveedit6/apps/matia/notia.form.news.php:483]<br />include_once called at [/prod/sistemas/fiveedit6/apps/matia/notia.form.php:8]<br />

Tags

Autor