Nova casa

Em carta a Mendonça Filho, Priscila Krause oficializa debandada do Democratas

Priscila Krause é uma das vozes mais respeitadas na oposição, atualmente

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 09/11/2021 às 10:53 | Atualizado em 09/11/2021 às 13:46
Notícia
X

Em carta enviada a Mendonça Filho, a deputada estadual Priscila Krause confirmou na manhã desta terça (9) a saída do Democratas. Agora ela deve desembarcar no PSDB, onde vai trabalhar pela candidatura de Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, ao Governo de Pernambuco.

O comunicado oficial ocorre depois de a deputada estadual Priscila Krause ter se reunido nesta segunda-feira com o ex-deputado federal para se despedir, em um gesto de consideração pessoal com o aliado de disputas majoritárias.

O anúncio oficial da saída do partido será realizado nesta terça-feira, no Recife, depois de Priscila Krause ter batido o martelo pelo PSDB, em função de sua ligação atual com a prefeita Raquel Lyra, de Caruaru, onde Priscila Krause também começou a ser votada. Agora candidata ao governo, Raquel Lyra poderia estar presente ao ato, mas resumiu-se à internet.

"Pernambuco precisa inaugurar um novo capítulo de sua história, que passa pela organização das forças de oposição rumo às eleições de 2022. Para isso, é necessário liberdade de movimentação, clareza e convicção do caminho que está sendo traçado. Sem dúvidas ou apreensões. Somarei mais ao nosso grupo de oposição fora do novo partido. Me moverei para manter o mesmo caminho", diz Priscila Krause em carta enviada a Mendonça Filho (confira na íntegra adiante).

EMERSON LEITE/DEMOCRATAS
DEPUTADA Aliada da caruaruense, Krause foi à filiação do petrolinense, mas não falou, nem discursou - EMERSON LEITE/DEMOCRATAS

Com o gesto, a disposição da ex-democrata e agora tucana é ainda buscar fortalecer a formação da chapa tucana para a Assembleia Legislativa. Havia a opção de ir para o Cidadania ainda, mas foi descartada.

Na saída, Priscila Krause vai adotar um tom cordial com o prefeito e candidato Miguel Coelho e ainda deve desejar sucesso à antiga agremiação, onde se lançou na política e esteve até hoje.

A deputada teve o cuidado de escrever uma carta de despedida e já gravou até um vídeo para as redes sociais, neste final de semana.

Após rumores de que Priscila Krause deixaria o DEM, Mendonça e Miguel Coelho afagam a correligionária

EMERSON LEITE/DEMOCRATAS
O senador Fernando Bezerra Coelho, prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, presidente nacional do DEM, ACM Neto, presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, em ato de filiação - EMERSON LEITE/DEMOCRATAS

Sem acomodação com Miguel Coelho

A decisão de abandonar o partido Democratas foi amadurecida, nos últimos meses, depois da chegada do prefeito de Petrolina Miguel Coelho (ex-MDB) para ser candidato ao governo do Estado pelo Democratas.

Desde a chegada de Miguel Coelho no Democratas, a democratas havia dado sinais de insatisfação por não ter sido ouvida e até mesmo preterida no partido, depois de ter cumprido missões em eleições passadas, de acordo com aliados. De forma bastante simbólica, ela foi adulada na festa de filiação de Miguel Coelho, mas evitou discursar no mesmo palanque que Miguel Coelho. Ela também não colocou nada nas redes sociais, após o evento público. Era um sinal de insatisfação.

Priscila Krause pede união da oposição, mas não fala do futuro no Democratas

Divulgação
Parlamentar discursa em encontro com tucanos - Divulgação

Sinais no campo

Até a semana passada, a deputada era uma esfinge, indecifrável, mas aliados falavam que iria para onde ela decidisse rumar, permitindo a leitura de que poderia mesmo sair do partido.

No sábado, o blog registrou que a deputada estadual do Democratas Priscila Krause havia sido convidada pelo deputado estadual Álvaro Porto e compareceu ao almoço que o deputado do PTB ofereceu no sítio dele em Canhotinho.

Priscila Krause atende convite e prestigia Raquel Lyra e Anderson, em almoço de tucanos

A deputada democrata dividiu a mesa com a prefeita de Caruaru Raquel Lyra, do PSDB, e o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, do PL. Ambos se lançaram na disputa estadual, mas um deles deve buscar uma vaga no Senado.

Estavam no mesmo almoço em Canhotinho ainda o ex-ministro Bruno Araújo e o ex-senador Armando Monteiro, ambos do PSDB.

Miguel Coelho não comenta

A assessoria do prefeito Miguel Coelho, de Petrolina, pré-candidato pelo DEM ao governo do Estado, preferiu não comentar. "Vamos esperar a evolução dos acontecimentos", informou.

Havia a expectativa, no começo, de que Mendonça Filho pudesse segurar Priscila Krause no Democratas. Deputada trabalhava por Raquel Lyra, na Alepe, ampliando suas bases para Caruaru.

O rompimento da deputada, já bastante esperado nos meios políticos, foi noticiado pelo jornal folha de São Paulo no Recife.

"Deputada estadual Priscila Krause vai anunciar a qualquer momento a sua saída do DEM. Está alinhada à pré-candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao governo de Pernambuco. Priscila estava insatisfeita com entrada de Miguel Coelho no DEM para ser candidato a governador", informa o repórter José Matheus Santos.

 

Daniel Coelho/redes sociais
O deputado federal deu às boas vindas à Priscila Krause - Daniel Coelho/redes sociais


"Nunca duvidei que esse é o seu time. Estamos construindo o futuro junto com @raquellyraoficial . Bem-vinda Priscila!!!", afirmou Daniel Coelho, do Cidadania.

Em nota, o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, afirmou que respeita a decisão da deputada, Priscila Krause, de desfiliar-se do partido.

"Ao mesmo tempo ressaltou que a deputada continuará militando na oposição ao PSB, mesmo campo político do Democratas. Mendonça destacou, ainda, que o partido mantém a pré-candidatura do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e continua trabalhando pela unidade das oposições, respeitando todos os nomes que se colocam na disputa. Por fim, Mendonça defende que é preciso união de forças em torno de um projeto para colocar Pernambuco no rumo certo e retomar a liderança do nosso estado no cenário nacional".

 

Tags

Autor