PERNAMBUCO

Mulheres do PSB cobram justiça após denúncias contra Pedro Eurico

Ex-secretário de Paulo Câmara (PSB) pediu afastamento após ser denunciado por violência doméstica

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 09/12/2021 às 14:03 | Atualizado em 09/12/2021 às 15:59
Notícia
X

Mulheres do Partido Socialista Brasileiro demonstraram, durante esta quinta-feira (9), apoio a Maria Eduarda. A mulher denunciou Pedro Eurico, então secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco, por violência doméstica. Ele pediu afastamento do secretariado de Paulo Câmara (PSB).

A repercussão do caso, inclusive, chegou na cúpula nacional do PSB. Dora Pires, secretaria nacional de Mulheres do PSB, assinou nota conjunta com Niedja Guimarães, coordenadora do grupo em Pernambuco.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Dora Pires (@dorapiress)

Além de manifestar repúdio e indignação a atos de violência contra a mulher, o grupo pede "a mais rigorosa e isenta apuração dos fatos e, que não deixe de ser observada a jurisprudência pacificada, de que a palavra de mulher agredida é de relevo na prova dos crimes cometidos no contexto de violência doméstica".

A deputada estadual Gleide Ângelo (PSB-PE) garantiu que irá buscar informações junto a Polícia Civil de Pernambuco e acompanhar o caso. Mesmo estando em segredo de justiça, a delegada diz ter dialogado e cobrado informações da Polícia Civil de Pernambuco, respeitando a autonomia e a imparcialidade da instituição.

"O fato em si é mais um exemplo da realidade de violência, silenciamento e supressão de direitos a que milhares de mulheres são obrigadas a conviver por décadas ou por toda a vida - independente de sua cor, raça, idade e classe social. É uma conduta fruto de uma sociedade adoecida pelo patriarcado, pelo machismo e pela misoginia, que objetifica as mulheres e as mantém em condição de submissão e de subserviência.

Em em 2017, a Delegada Gleide Ângelo Chefia do Departamento de Polícia da Mulher.

Laura Gomes, do PSB, escreveu nota de repúdio também.

"Venho registrar minha indignação diante da violência contra a mulher, denunciada por Maria Eduarda Carvalho. Que o caso seja apurado como determina a lei! Me solidarizo com Maria Eduarda e com todas mulheres vítimas de violência, certa de que precisamos nos fortalecer para denunciar sempre que uma agressão nos for dirigida e eliminar essa chaga da sociedade. A lei é para todos, é para ser cumprida! Foi para isso que tanto lutamos pela criação de marcos legais como a Lei Maria da Penha e seguimos na defesa dos direitos das mulheres".

Tags

Autor