ECONOMIA

Armando Monteiro critica "confusão e falta de coordenação" de Paulo Guedes

Ex-senador conversou sobre a desoneração da folha de pagamento e defende necessidade de reforma tributária

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 10/12/2021 às 11:06
Notícia
X

Em entrevista concedida nesta sexta (10) à Rádio Jornal, do Sistema Jornal do Commercio, Armando Monteiro (PSDB) conversou sobre a desoneração da folha, aprovada no Senado nessa quinta (9). O ex-senador também defendeu a necessidade de uma reforma tributária, criticando o ministro da Economia Paulo Guedes.

"Essa medida foi criada no primeiro governo da presidente Dilma, com o objetivo de proteger setores da concorrência com produtos importados. (...) Mas como as coisas são no Brasil, o lobby foi ampliando a desoneração para outros setores", disse Armando Monteiro.

Para o ex-ministro, o assunto deveria ser tratado no âmbito de uma reforma tributária, a partir da qual fosse desonerada a folha de pagamento para todos os setores da economia brasileira.

"Essa medida tem custo fiscal, que deve ser alvo de uma avaliação para saber se os benefícios justificam os custos. As medidas precisam ter critério e isonomia. Isso deixa deixa claro a necessidade de uma reforma tributária", comentou.

Ele critica que a condução do Governo Federal sobre o tema, citando Paulo Guedes: "termina mais um ano sem qualquer mudança no sistema tributário. Todas as propostas que tramitavam no Congresso (...) pela confusão e falta de clareza e coordenação, especialmente do ministro da Economia, chegamos ao final do ano sem nenhum avanço nessa área".

Tags

Autor