REDES SOCIAIS

Bolsonaro fecha 2021 despencando no Facebook; veja ranking de interações dos candidatos

Colosso na rede social, página de Jair Bolsonaro vem despencando na interação com os usuários

Augusto Tenório
Augusto Tenório
Publicado em 24/12/2021 às 16:17
ALAN SANTOS/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro - FOTO: ALAN SANTOS/PR
Leitura:

Dados colhidos pelo Blog de Jamildo no Facebook mostram Jair Bolsonaro (PL), outrora um colosso na rede social, cada vez menor no número de interações na sua página. Com a queda, o presidente já se aproxima de Lula (PT), seu principal adversário nas eleições de 2022.

O último mês de alta de Jair Bolsonaro no Facebook foi julho, quando fechou o período com 19,27% mais interações que junho. Desde então, vem somando consecutivas quedas, principalmente em outubro (-38,33%) e dezembro (-45,36% até o momento).

Recentemente, atritos na equipe de comunicações de Jair Bolsonaro foram reveladas por Carlos Bolsonaro (Republicanos) no Twitter. O filho do presidente, visto como comandante do "gabinete do ódio" e articulador digital do então candidato em 2018, reclamou sobre tentativas falhas para implementação de mudanças nas lives do pai.

O presidente, em julho deste ano, atingiu 26 milhões de interações no Facebook. Neste dezembro, apresenta 6,8 milhões. O número ainda é maior que o pico de Lula, atingido em agosto, de 6,6 milhões. Em dezembro, o ex-presidente apresenta 2,7 milhões.

Sergio Moro (Podemos), que rodou o país para lançar seu livro e fazer pré-campanha, é um caso a parte. Sua página não entrou nas métricas da rede social até novembro, quando marcou 264 mil interações. Em dezembro, marca 481 mil, representando alta de 82%.

Consideram-se interações no Facebook os likes, reações, comentários e compartilhamentos que usuários da rede fazem com o conteúdo publicado na plataforma.

Comentários

Últimas notícias