OPORTUNIDADES

'Boom' de concursos públicos é esperado para 2022; saiba como começar a se preparar

Órgãos como IBGE, INSS e Receita Federal são os mais cotados para abertura de concursos públicos no próximo ano

Augusto Tenório
Augusto Tenório
Publicado em 30/12/2021 às 9:02
Foto: Divulgação
Saiba como se preparar para concursos públicos esperados para 2022 - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

*Com informações da AlfaCon

Com o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2022 aprovado, espera-se a abertura de concursos públicos. São aguardadas novas vagas em todo o país, nas áreas de administração, fiscalização, saúde, militar, policial e tribunais.

No texto aprovado estão previstas 33.208 vagas para concursos públicos em 2022, sendo 4.263 delas a partir da criação de novos concursos e 28.945 para provimento. Trata-se de chamada de aprovados em concursos que estão abertos ou a partir de novos concursos.

Para as carreiras fiscais, o concurso para a Receita Federal é o mais aguardado. Há mais de 22.000 vacâncias existentes no quadro de pessoal da Receita Federal, segundo o próprio órgão. Em 2020, foram solicitadas aberturas para 3.360 novas vagas, mas sem respostas do governo federal.

Na área administrativa, as expectativas ficam para a realização dos concursos do IBGE e do INSS. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Seguridade Social, em dezembro de 2019 houve a concessão de 34.246 pedidos, enquanto em dezembro de 2020 este número saltou para 53.202. O mesmo salto ocorreu em relação ao mês de fevereiro, que contabilizou 43.040 em 2019; 40.739, em 2020, mas, 59.917 em 2021.

A área da Saúde também tem uma agenda recheada de concursos públicos para 2022. De acordo com o professor do AlfaCon Concursos, Elton Chaves, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), uma empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Educação, que atualmente é a maior rede de hospitais públicos do Brasil, já tem concurso autorizado para 2022, com oferta de 1.260 vagas.

"A área da Saúde, anualmente, provém oportunidades para ingressar no serviço público, em concursos de maior ou menor amplitude, principalmente para a carreira da Enfermagem, tanto nível técnico quanto superior", afirma Chaves, destacando ainda o concurso da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (PI).

Carreiras policiais em alta

Por falar em carro-chefe, a carreira policial tem expectativa de abrir mais de 40 mil vagas, para as diversas esferas políticas do país, no decorrer de 2022. De acordo com as previsões de César Nakano, um dos coordenadores dos cursos da área no AlfaCon, devem ser divulgados editais para a Polícia Militar em 13 estados.

"Haverá também oportunidades em todo o país na Polícia Civil, onde são esperados cerca de 11 editais para os cargos de investigador e escrivão para a corporação. E podem sair os grandes concursos para PF e PRF, e também para as polícias legislativas, tanto na Câmara quanto no Senado", alerta o professor.

Uma área muito próxima à policial é a militar. Exército, Marinha e Aeronáutica são obrigados a realizar concurso anualmente. As maiores expectativas para 2022 nas Forças Armadas são os concursos para a ESA (Escola de Sargentos das Armas), com inscrições abertas entre a segunda quinzena de abril e a primeira quinzena de maio. A ESA costuma oferecer uma média de 1.000 vagas por ano.

Sobre o AlfaCon Concursos (www.alfaconcursos.com.br): Referência na preparação para Concursos Públicos no Brasil, o grupo atua também com a Editora AlfaCon, que produz materiais didáticos próprios, com mais de 100 títulos em catálogo. Ao longo de sua história, o AlfaCon soma mais de 119 mil aprovações para os concursos das áreas Policial, Administrativa, Tribunal e Militar. Hoje, além do online, o AlfaCon possui 2 sedes para estudo presencial em Cascavel, no Paraná.

Comentários

Últimas notícias