Pesquisa Ipespe mostra encolhimento de Moro; Lula continua crescendo

Pesquisa de dezembro confirma tendências de candidatos, mas muda o rumo do gráfico para Sergio Moro
Augusto Tenório
Publicado em 20/12/2021 às 11:00
Mosaico com os pré-candidatos a presidente da Republica na eleição de 2022 Foto: Colagem/Reprodução


A pesquisa Ipespe de dezembro, divulgada nesta segunda (20), apresenta o rumo da intenção de voto do eleitorado brasileiro para a eleição presidencial de 2022. Lula (PT) mantém a liderança com tendência de ascensão, enquanto Jair Bolsonaro (PL) segue caindo, mas ainda na vice liderança. Sergio Moro (Podemos), porém, mudou a direção do seu gráfico.

O ex-juiz, após o 'boom' do lançamento da sua candidatura, apresentou queda na intenção de voto. Ele chegou a 11% em novembro, mas agora caiu para 9%, se reaproximando de Ciro Gomes (PDT). O ex-governador do Ceará também caiu, indo de 9% para 7%.

Na parte de baixo da tabela, João Doria (PSDB) segue com dificuldades de crescer, apesar de ter vencido as prévias do seu partido. O governador de São Paulo marcou 3%, enquanto Felipe D'Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD), marcaram 1%.

A pesquisa também mediu como se comporta o eleitorado em cenários de segundo turno com e sem Lula. Confira:

  • Lula 53% x Bolsonaro 31%
  • Lula 52% X Sergio Moro 33%
  • Lula 52% X Ciro Gomes 25%
  • Lula 53% X João Doria 22%
  • Ciro Gomes 44% x Jair Bolsonaro 33%
  • João Doria 43% x Jair Bolsonaro 36%

Sobre a pesquisa Ipespe

A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 14 e 16 de dezembro, com amostra nacional de mil entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e recall do voto presidencial 2018.

A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas