SEGURANÇA

Quais os tipos de coleira para cachorro? Entenda a importância do item na hora do passeio

Saiba quais são os tipos de coleira para cachorro para o pet

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 14/02/2022 às 19:21
Notícia
X

Ao adotar ou comprar um cão, o tutor precisa levar em conta alguns itens para o animal. Um dos itens essenciais é a coleira para passeio. É normal que alguns animais não sejam os maiores fãs desse objeto e, muitas vezes, deixam a sua aversão bem evidente. Mas o item é importante para os passeios e, por isso, os tutores devem buscar a coleira ideal para as necessidades do seu pet.


Qual é a importância da coleira para passeio?

A hora do passeio é um dos momentos mais aguardados para muitos cães, afinal, é importante que o animal mantenha suas atividades físicas em dia. Os tutores devem ter em mente que soltar os seus cães da coleira durante o passeio pode ser um risco grande para os pets e outras pessoas.

A coleira é um item que protege os pets, desde que sejam escolhidas corretamente. Durante uma caminhada, todos os cuidados devem ser tomados para evitar problemas.

Maior controle do comportamento do animal de estimação

Em um passeio, muita coisa pode se tornar uma novidade e os cachorros tendem a se interessarem, o que pode os deixar mais agitados. O uso da coleira ajuda o tutor a amenizar toda essa empolgação e, com o tempo, o cão poderá por si só entender o que não pode ser feito e mudar o seu comportamento para uma reação mais calma.

Socialização mais amigável com outros pets

Durante os passeios, é comum encontrar outros tutores com seus pets e a interação é quase inevitável. Para tornar esse encontro mais tranquilo, a coleira para passeio pode ser uma grande aliada, evitando desentendimentos ou brigas entre os animais de estimação, já que o tutor terá maior controle sobre o cão.

Ajuda no treinamento do cão

O uso das coleiras também serve como auxílio para a educação do pet. O cachorro enxerga o seu tutor basicamente como um amigo e um líder em quem ele pode confiar, por isso, ele irá atender os seus comandos quanto mais ele for treinado.

A coleira possibilita deixá-lo mais próximo do tutor, tornando mais fácil ensiná-lo a se comportar com os outros animais de estimação e outras pessoas durante os passeios na rua.

Ajuda a evitar acidentes

Além de manter o cão por perto, a coleira permite que acidentes sejam evitados, como é o caso de atropelamentos, que ainda são bastante comuns nas ruas.

Fora as chances de atropelamento, os cães podem acabar se interessando por outros tipos de problemas, como um fio elétrico no chão ou buracos muito fundos.

Previne as fugas

Assim como ficar longe de acidentes, evitar que o pet fuja também é interessante para mantê-lo bem e longe de problemas.

É importante lembrar de não brigar ou gritar com o pet caso ele tente fugir. Isso provavelmente só ocorreu porque algo chamou atenção dele. Então, trate-o com carinho e explique o porquê ele não deve fazer isso.

Quais os tipos de coleira para cachorro?

Existem muitos tipos de coleira para passeio e o tutor deve se atentar na hora de escolher este item. É preciso considerar o tamanho do cachorro e se o material é de qualidade para deixar as caminhadas mais agradáveis. Alguns modelos muito utilizados são:

Coleira peitoral - é um modelo mais voltado para os cães menores. O seu design é feito para cobrir todo o peito do pet e deixá-lo bastante confortável e seguro.

Cabresto - modelo para os cães que estão no início da adaptação com o objeto de passeio. Esse tipo de coleira pode ser um pouco incômoda no começo, mas com treino, o pet irá se adaptar.

DIVULGAÇÃO/DOGGYSTORE
Coleira cabresto - DIVULGAÇÃO/DOGGYSTORE

Enforcador - é um modelo bastante muito comum e muito utilizado para aqueles pets que são mais agitados durante os passeios. Esse tipo de coleira dá ao tutor mais controle, porém, é preciso cuidado para não machucar o cão.

PEXELS
Coleira enforcador - PEXELS

Tags

Autor