CENA RARA

Vídeo: Coral-verdadeira vomita outra serpente durante resgate

Registro foi feito por biólogo durante resgate

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 16/02/2022 às 17:54 | Atualizado em 16/02/2022 às 17:58
Notícia
X

Você pode já ter escutado a expressão "cobra comendo cobra", mas dificilmente viu ou ouviu sobre cobra vomitando outra cobra. A cena pode não ser tão fácil de imaginar, mas é possível. O biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), publicou nas redes sociais um vídeo em que uma cobra coral-verdadeira vomita uma cobra-d'água. O flagrante ocorreu próximo a uma casa em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina.

Segundo o Gilberto Duwe, é comum que cobras regurgitem, mas o que tornou esse momento especial foi conseguir registrá-lo.

A serpente tinha se alimentado recentemente e precisava de um tempo de repouso para fazer a digestão. Caso esse tempo de digestão seja interrompido, a cobra acaba regurgitando o alimento. Isso também funciona como um mecanismo para ajudar a escapar mais rápido de um potencial predador.

A cobra coral-verdadeira ficou em estado de alerta ao ser avistada pelos moradores da casa em Jaraguá do Sul. Estressada, ela foi colocada por Gilberto em uma caixa. O biólogo começou a gravar o resgate quando percebeu a ponta do rabo da cobra-d'água aparecendo na boca da outra serpente.

A coral-verdadeira se alimenta de outras cobras, inclusive de jararacas - que medem cerca de 1,5 metro. A cobra-d'água, como a do vídeo, é uma das espécies preferidas da predadora, já que não é uma serpente peçonhenta.

Apesar da coral-verdadeira ser uma serpente peçonhenta e ter o veneno considerado como o mais letal do Brasil, o número de acidentes envolvendo o animal não chega a 1%, afirma o biólogo.

Gilberto diz que os acidentes acontecem quando as pessoas pegam a serpente nas mãos. "Apesar dela ter veneno forte, a boca é menor e ela não dá bote", explica.

Tags

Autor