SERPENTES

Conheça 5 espécies de cobra que podem ser criadas em casa

Saiba um pouco sobre espécies que podem ser criadas em casa legalmente

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 05/01/2022 às 18:14 | Atualizado em 06/06/2022 às 21:25
Notícia
X

Muita gente não sabe, mas é possível criar cobras em casa legalmente. As serpentes são permitidas como animais de estimação no Brasil desde 1997. No entanto, é preciso que elas sejam oriundas de cativeiros legais no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

“O que vai diferenciar o preço é a raridade da espécie. Espécies comuns são mais baratas. Espécies mais raras e de fora [do país] são mais caras, principalmente as que começaram a ser comercializadas agora. Vai depender também do manejo: se o animal não se reproduz tanto, se vai custar muito para manter no criadouro, ele vai ser mais caro. O preço de uma cobra varia entre R$ 2 mil e R$ 15 mil”, conta o médico veterinário Igor Gouveia.

Confira cinco cobras que podem ser criadas em casa legalmente:

Jiboia-arco-íris da caatinga (Epicrates cenchria assisi)

Igor Gouveia
Jiboia arco-íris da Caatinga - Igor Gouveia


A jiboia-arco-íris da caatinga é uma das mais indicadas para quem quer criar uma cobra em casa pela primeira vez. A espécie tem temperamento dócil e pode medir até 1,60m em média.

Ela se alimenta de pequenos mamíferos e aves.

Uma curiosidade sobre a jiboia-arco-íris da caatinga é que, quando a luz incide sobre as escamas, sua pele expressa uma cor diferente. Os reflexos brilhantes e coloridos deram à cobra o nome “arco-íris”.

Jiboia (Boa constrictor constrictor)

Igor Gouveia
Jiboia (Boa constrictor constrictor) - Igor Gouveia

As jiboias são cobras de porte médio e possuem cores que variam de creme a marrom ou cinza, com manchas geométricas escuras. A serpente é considerada pacífica e lenta e pode chegar a 4 metros.

Ela se alimenta de pequenos mamíferos, aves e anfíbios.

Ball Python (Python regius)

A ball python, também chamada de píton-real, é uma das menores espécies de pítons do mundo. Tímida e reservada por natureza, não chega a medir nem 2 metros de comprimento.

Ela se alimenta de pequenos mamíferos.

Jiboia da Argentina (Boa constrictor occidentalis)

A jiboia argentina é uma das oito a 10 subespécies do gênero Boa constrictor. Ela tem como característica ser relativamente pesada e poder chegar a 3 metros de comprimento.

Suas escamas exibem tons variados de cores. Enquanto algumas exibem uma aparência escura, quase enlameada, outras mostram um padrão claramente contrastante - com tons rosas e marrons, por exemplo.

Elas se alimentam de pequenos mamíferos.

Periquitamboia (Corallus caninus)

.

Divulgação/NatGeo
Periquitamboia (Corallus caninus) - Divulgação/NatGeo

Essa serpente não é indicada para quem está pensando em criar cobras pela primeira vez. A periquitamboia exige cuidados mais atenciosos que as demais da lista.

Essa serpente é predominantemente verde e pode chegar a medir até 2 metros de comprimento.

A periquitamboia se alimenta de pequenos mamíferos.

Pesquise antes

Antes de comprar uma cobra, faça uma pesquisa para saber as necessidades dela. Você pode saber o básico para a criação de uma cobra aqui.

Tags

Autor