GATOS: 5 benefícios de adotar um gato mais velho
Um pet mais velho pode ter tudo a ver com a sua rotina
Pela grande quantidade de gatos abandonados que acabam dando cria nas ruas, na maioria das vezes os que mais chamam a atenção dos tutores em potencial são os filhotes. Por isso, eles normalmente encontram um lar mais rápido, e esse também pode ser o seu primeiro instinto na hora de adotar um gatinho. Mas que tal apostar nos gatos mais velhos?
Normalmente, eles estão nas ruas ou nos abrigos há mais tempo e acabam ficando para trás. Mas levar um bichinho adulto para casa também pode ser maravilhoso!
Confira abaixo os 5 benefícios de adotar um gato mais velho:
01. Eles são mais tranquilos
Os filhotes normalmente são mais agitados e gostam de brincar o tempo todo. Já os gatos mais velhos, por já terem passado dessa fase, costumam ser mais calmos e independentes. Enquanto os filhotes podem estragar alguns objetos durante uma brincadeira, por exemplo, os gatos mais velhos não costumam ter esse tipo de comportamento.
02. Você já vai conhecer a personalidade e o tamanho do gato
Muitas vezes um gato filhote age de um jeito quando é pequeno e, com o tempo, a sua personalidade vai mudando. Isso é completamente normal - afinal, os humanos também são assim. Mas se você já quer ter uma ideia melhor de como será o comportamento do seu gato (brincalhão, quieto, agitado, carinhoso, etc), com os gatos mais velhos é mais fácil já saber o que esperar.
Além disso, por ele já ser adulto, você vai ter certeza do tamanho dele. Assim, comprar acessórios como caixa de transporte e ter uma ideia do espaço que ele vai ocupar em casa fica mais fácil.
03. Eles já sabem como usar a caixinha de areia
A maioria dos gatos, mesmo os filhotes, já buscam o lugar ideal para fazer suas necessidades por instinto. Mas às vezes alguns têm dificuldade e precisam ser ensinados. Esse provavelmente não será o caso de um gato adulto, pois ele já vai saber usar a caixinha de areia.
04. Eles serão gratos por ter você
Os gatos mais velhos também podem ser muito afetuosos, principalmente se você tirá-lo de uma situação de risco. Ele vai reconhecer sua atitude e retribuir com muito carinho.
05. Os gatos vivem muito
Uma questão na hora de adotar um gato adulto pode ser o medo de perdê-lo e passar pouco tempo com o pet depois de já ter se apegado a ele. Mas os gatos vivem bastante: sua expectativa de vida é de 15 a 20 anos, para os que vivem sem acesso à rua. Então você não precisa se preocupar: muito provavelmente ainda terá muito tempo para curtir junto do seu bichano.