FELINOS

Como saber se meu gato me ama? Veja sete sinais de afeto do seu gato

Desvende os mistérios dos gatos nesta publicação

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 09/02/2024 às 7:43
Notícia
X

Gatos frequentemente são descritos como animais misteriosos e reservados, mas estudos recentes desmentem essa ideia, mostrando que eles preferem até mesmo os humanos à comida.

Conviver com um gato revela que eles podem ser animais incrivelmente carinhosos e expressam sua felicidade de maneiras únicas. Aqui estão alguns sinais de que seu gato te ama e está feliz com você!

Freepik
Gato recebendo carinho do dono - Freepik

Sete sinais de que seu gato gosta de você

1. Ronronar de Afeto

O ronronar dos gatos é uma forma complexa de comunicação. Ele surge em momentos de prazer e contentamento, indicando relaxamento. Frequentemente, ocorre quando o gato está recebendo carinho, podendo até adormecer no colo.

2. Comunicação Vocal

Miados são uma forma de interação dos gatos com os humanos. Podem expressar necessidades, ser um convite para brincar ou uma demonstração de alegria ao ver os donos. A vocalização é uma pista importante para entender o estado de conforto do gato.

3. Carinhos Sutis

Quando um gato se aproxima para esfregar o corpo ou dar leves cabeçadas, é sinal de confiança e contentamento. Esse gesto libera feromônios associados ao prazer e marcação de território.

4. Mensagens da Cauda

Observar a cauda do gato revela muito sobre seu humor. Cauda eriçada pode indicar desconforto, enquanto uma cauda para cima, com a ponta curvada, sugere receptividade e felicidade.

5. Linguagem Corporal que Transmite Emoções

Mostrar a barriga é um gesto de confiança, indicando que o gato se sente seguro. Olhos semicerrados e piscadelas lentas também indicam tranquilidade e despreocupação.

6. Amassar e Afofar

Amassar e afofar são comportamentos associados à produção de leite nas mães. Quando um gato faz isso em você, é uma expressão de prazer e sensação de segurança.

7. Higiene como Sinal de Bem-Estar

A atenção à higiene, incluindo lambidas e cuidado com a caixa de areia, é indicativo de saúde e bem-estar. Se o gato dedica tempo para lamber os donos, é uma demonstração de cuidado e afeto.

Conviver com um gato vai muito além de suas reputações como animais independentes. Esses sinais revelam a profundidade dos laços afetivos que eles podem criar com seus humanos.

Fonte: Folha Vitória.

Tags

Autor