CTTU anuncia ajustes no aplicativo da Zona Azul Recife

Publicado em 26/06/2019 às 19:27 | Atualizado em 11/05/2020 às 14:42
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

App da Zona Azul digital estava exigindo que os usuários autorizassem o compartilhamento de informações para recebimento de propaganda. CTTU viu o erro e está corrigindo. Fotos: Guga Matos/Arquivo JCImagem  

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que houve um erro no sistema do aplicativo do Zona Azul Recife, que tornou obrigatório o compartilhamento de dados com empresas parceiras da Mobilicidade. E que, em dois dias úteis, o equívoco será corrigido com a atualização do app. Por email, a CTTU explicou que o erro foi identificado ainda no primeiro dia de operação do aplicativo – inclusive com algumas reclamações dos usuários que começaram a baixar o app.

A autarquia garantiu que os técnicos, juntamente com os da Mobilicidade, empresa responsável pelo serviço após vencer licitação pública, já estão trabalhando para corrigir o equívoco. E que os usuários do aplicativo Zona Azul Recife receberão uma nova versão para atualização, que tornará o compartilhamento opcional.

LEIA MAIS

Zona Azul Digital, enfim, chega ao Recife

Enfim, Zona Azul aumenta depois de 18 anos. Reajuste foi de 200% e bilhete agora custa R$ 3

Zona Azul mais cara para subsidiar o transporte coletivo. Concorda?

Zona Azul via APP em Arcoverde. Eles têm, o Recife ainda não tem  

 

A falha gerou muitas críticas dos usuários porque o uso do app estava condicionado à concordância de liberar o compartilhamento com empresas parceiras da Mobilicidade para receber propagandas e ações de marketing. Muitas pessoas avaliaram que, ao condicionar o uso ao compartilhamento de dados, a própria Prefeitura do Recife estaria autorizando a comercialização do banco de dados de cidadãos com uma empresa privada, o que é ilegal e poderia render questionamentos judiciais.

O aplicativo “Zona Azul Recife” está disponível para download nos sistemas Android e IOS desde o dia 25 e poderá começar a ser utilizado a partir do dia 1º de julho. A digitalização do estacionamento rotativo do Recife é uma modernização prometida há mais de uma década, sendo comum em diversas cidades, inclusive do interior de Pernambuco, como Arcoverde e Petrolina, no Sertão, por exemplo. Com a modernização, o condutor de carro ou motocicleta terá autonomia para ativar vaga e será acionado pelo aplicativo 15 minutos antes do término de permanência da vaga. As folhas de Zona Azul impressas ainda poderão ser utilizadas pelo cidadão até 31 de julho.

 

Em dois dias úteis o app será atualizado e a exigência deixará de ser feita, promete a CTTU

 

O usuário que quiser estacionar em uma das vagas de Zona Azul distribuídas pela cidade do Recife deverá fazer o download do aplicativo e, ao abrir o programa, cadastrar dados pessoais como nome, data de nascimento, número de contato e CPF, senha pessoal e a forma de pagamento, além da placa do veículo. O sistema permite o cadastro de até três placas. Para ativar a vaga de Zona Azul, o usuário deve escolher entre uma das placas cadastradas e clicar no botão “ativar”.

O aplicativo, entretanto, não é o único meio para adquirir o cartão digital de Zona Azul. O cidadão poderá comprar o cartão digital nos pontos de venda existentes, informar a placa do veículo e escolher a forma de pagamento, que poderá ser no débito, crédito ou em dinheiro. A partir daí, será emitido um comprovante de pagamento e a vaga já estará ativada, sem a necessidade de voltar ao veículo.

Últimas notícias