A primeira etapa da requalificação do corredor de ônibus mais importante da RMR exige cuidado da população e tem equipamentos bonitos e modernos. Fotos: Léo Motta/JC Imagem
A Prefeitura do Recife planeja monitorar a Avenida Conde da Boa Vista, o principal corredor de ônibus não só do Recife, mas da Região Metropolitana, para evitar ou, ao menos, minimizar o vandalismo contra os novos equipamentos. A primeira parte da via, que está sendo requalificada desde fevereiro, ao custo de R$ 15 milhões, foi entregue à população ontem, com novos e modernos equipamentos urbanos. São abrigos de ônibus confeccionados em vidro, bancos, jardineiras e lixeiras de madeira, além de letreiros que informam a relação das linhas que passam no local. O transporte coletivo também voltou a circular no trecho que estava interditado, entre a Rua da Aurora e a Rua do Hospício. As obras na via seguem e só devem terminar no segundo semestre de 2020.
Confira a série de reportagens A NOVA CONDE DA BOA VISTA
A informação sobre o monitoramento foi repassada pelo secretário de Infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão. A fiscalização eletrônica seria viabilizada para evitar cenas como as vistas na semana passada, quando as primeiras paradas de ônibus começaram a ser instaladas e foram pichadas. “A Conde Boa Vista é um grande terminal de ônibus a céu aberto e precisamos fazer esse controle para evitar a depredação. Também será necessário para controlar o comércio informal, que depois da ordenação não poderá ocupar o corredor. Estamos trabalhando para conseguir esse monitoramento, talvez numa parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS)”, disse o secretário.
NOVOS EQUIPAMENTOS DA CONDE DA BOA VISTA. POR FAVOR, VAMOS PRESERVAR! O TRANSPORTE COLETIVO MERECE!
A CONDE DA BOA VISTA ANTES DO INÍCIO DA REQUALIFICAÇÃO. PARA NÃO ESQUECERMOS!
O corredor, segundo Roberto Gusmão, já tem trechos monitorados pela SDS e conta com a fiscalização realizada pelos equipamentos de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Mas o secretário não soube dizer quantas câmeras existem no local atualmente. “Também vamos buscar uma parceria com o comércio. Queremos que todos se apropriem dos novos equipamentos para preservá-los. Eu não vou me acomodar e instalar equipamentos sem qualidade, sem beleza, porque tememos que a população os destrua. Temos é que combater isso. As pessoas precisam denunciar esses atos”, enfatizou Gusmão.
O temor do secretário se reflete nas ruas. “Está tudo muito bonito, de qualidade. Mas acho que vão quebrar em pouco tempo. É importante, sim, que seja fiscalizado para evitar a destruição”, defendeu a aposentada Eliza Maria da Silva, que diariamente usa o corredor. Além dos equipamentos, a via ganhou novas travessias de pedestres – foi criada uma na altura da Rua da União – e passagens elevadas (quando o pedestre fica na mesma altura da rua).
NOVIDADE: A travessia da Conde da Boa Vista na altura na Rua da União foi oficializada. População forçava passagem no trecho com frequência, quebrando a divisória de pistas. Foto: Bruno Campos/TV Jornal