raridade

Pesquisadores encontram ave rara que é macho de um lado e fêmea de outro

A rara descoberta ocorreu na Pensilvânia, Estados Unidos

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 20/09/2021 às 9:57 | Atualizado em 20/09/2021 às 10:16
Notícia
X

Imagina encontrar uma ave rara? É algo fenomenal, não é verdade? Agora imagina encontrá-la e descobrir que ela é metade fêmea e metade macho? Sim, você entendeu certo! Essa foi a sensação dos pesquisadores da Reserva Natural Powdermill (RNP).

Os estudiosos encontraram o pássaro raro na Pensilvânia, Estados Unidos. A descoberta se deve a pesquisadora Annie Lindsay e seus colegas da RNP. Na hora, ela percebeu o que tinha encontrado: uma criatura metade fêmea e metade macho, conhecida como ginandromorfo.

Esse tipo de ave é um grosbeak e tem uma mancha no peito rosa e penas pretas apenas na sua asa direita, tons típicos de um macho da espécie. Em contrapartida, no lado esquerdo, o pássaro canoro possui plumagem amarela e marrom, cores que caracterizam as fêmeas. Muito massa, né?

Esses pássaros são realmente raros. Lindsay afirma que viu apenas um outro pássaro semelhante, e não tão impressionante, em toda a sua vida antes do grosbeak há 15 anos.

Ginandromorfismo

O ginandromorfismo, seres que contém essa peculiar característica se nascerem masculinos/femininos, está presente em diversas aves, além de insetos e crustáceos, como lagostas e caranguejos. Os ginandromorfos são completamente masculinos de um lado do corpo e femininos de outro.

No caso do grosbeak, é bem provável que a sua formação seja o resultado de um evento incomum, quando dois espermatozoides fertilizam um óvulo com dois núcleos em vez de um.

Assim, o pássaro tem um testículo e outras características masculinas em uma metade do corpo e um ovário e outras qualidades femininas na outra metade. Impressionante, né?

*Com informações da Carnegie Museum of Natural History e Socientifica

Tags

Autor