caso único

Baleia rara de quase 20 metros é encontrada morta no litoral do Paraná

Baleia-fin é a segunda maior do oceano, perdendo apenas para a baleia azul

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 23/09/2021 às 12:01 | Atualizado em 23/09/2021 às 13:56
Notícia
X

Uma baleia-fin (Balaenoptera physalus) de aproximadamente 20 metros foi encontrada encalhada e sem vida na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no estado do Paraná.


O caso aconteceu na última terça-feira (21) e o animal, um macho adulto, foi encontrado em um estado avançado de decomposição.

A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), encaminhou dois grupos até o local, na quarta-feira (22), para o registro do encalhe e coleta de materiais biológicos, além da avaliação da condição da carcaça do mamífero.

O LEC corresponde ao Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo dessa coleta é de auxiliar pesquisas relacionadas a espécie.

LEC/CEM/UFPR
De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), é o primeiro registro de encalhe de uma baleia da espécie no estado - LEC/CEM/UFPR

Segundo os pesquisadores que estavam no local, essa foi a primeira vez que uma baleia-fin encalhou no litoral do estado.

Segundo Camila Domit, coordenadora do laboratório, "este é um registro incrível para a nossa região e o trabalho da equipe que conduz a necropsia permitirá que os pesquisadores avaliem a condição de saúde e a possível causa da morte do animal", explicou.

LEC/CEM/UFPR
As amostras biológicas serão enviadas para laboratórios parceiros com a finalidade de auxiliar pesquisas relacionadas a espécie - LEC/CEM/UFPR

O mamífero é considerado uma espécie ameaçada de extinção e está dentro do Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN/ICMBIO).

*Com informações do G1, Metrópole e CNN Brasil

Tags

Autor