Revolta

VÍDEO: Neto carrega avó de 102 anos no colo para tomar dose de reforço de vacina contra a covid-19

O neto, revoltado, pediu para o irmão gravar toda a situação

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 23/09/2021 às 10:42 | Atualizado em 23/09/2021 às 14:08
Notícia
X

Um vídeo, publicado nas redes sociais, causou revolta e comoção nos usuários. Um neto aparece com a avó de 102 anos nos braços, carregando-a até um posto de saúde para que a idosa fosse vacinada com a terceira dose contra a covid-19.

O motivo? Os servidores do posto de saúde se recusaram a aplicar a dose de reforço dentro do carro, pois não funcionam na modalidade drive-thru.

“O posto não me deixou entrar com minha avó para vacinar. Disse que não era drive-thru”, explicou Erick Farias, 34, neto de Corina Carvalho de Farias, 102, revoltado.

O rapaz disse que explicou toda a situação para a coordenadora da unidade de saúde, e ela alegou ser proibido entrar no estacionamento do local. Erick, então, cansou de insistir e carregou a avó.

"Disseram que não vacinariam no carro; então, busquei minha avó e pedi para meu irmão filmar. Quando cheguei lá, tinha duas ou três pessoas na fila. Foi uma falta de respeito com uma senhora de 102 anos. Tenho consciência de que ali não é drive-thru, mas o que custava aplicarem a dose nela?", questionou.

Além disso, Erick se queixou que os profissionais não foram solidários com Corina. “Não ajudaram e nem ofereceram uma cadeira de rodas. Acho que faltou empatia. Se estivesse lotado, eu entenderia. Mas conversei das outras vezes com o pessoal e nos deixaram entrar com o veículo. Foi uma falta de respeito. Minha avó tem 102 anos e não precisava passar por isso”, contou o servidor público.

O caso aconteceu no Distrito Federal, na Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 3, no Recanto das Emas.

Veja o vídeo:


O que disse a Secretaria de Saúde do Distrito Federal?

Em nota, Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste, da Secretaria de Saúde (SES-DF) deixou claro que a UBS não contava com drive-thru para a vacinação.

De acordo com pasta, "a equipe, prontamente, ofereceu uma cadeira de rodas para transportar a paciente até o local de aplicação da dose. No entanto, o familiar dela recusou, levou a paciente nos braços e filmou toda a ação".

Além disso, explicaram que as vacinas necessitam de um acondicionamento e manejo adequados, "devendo permanecer na temperatura indicada pelo fabricante, e não sendo recomendado o transporte em bandejas para aplicação em outro local".

Tags

Autor