Passageiro flagra momento exato em que um raio atinge a asa do avião
Segundo informações, não houve feridos
Os pilotos e passageiros de um voo que ia da Estônia para Espanha tomaram um grande susto no último sábado (6). A aeronave teve uma de suas asas atingida por um raio. O avião, no mesmo momento, retornou até o aeroporto de Lennart Meri, em Tallin, localizado na Espanha. Apesar do susto, não houve feridos no local.
Veja o vídeo:
O avião é um Bombardier C-Series CS-300, que atualmente é denominado como A220-300 após ter sido adquirido pela Airbus. Ele teria decolado no sábado (6) da pista 26 do aeroporto de Lennart Meri. O voo também é operado pela companhia aérea letã Air Baltic.
- Multidão participa de festival indiano com guerra de esterco de vaca
- Espécie bizarra de tubarão que parece cobra viraliza na internet
- Família compra raposa pensando que era filhote de cachorro e percebe erro após animal comer outros bichos; veja vídeo
- VÍDEO: Boi que escorregou em tobogã escapa do abate e vira animal de estimação
- Cães invadem Ponte Rio-Niterói e são resgatados
- Fêmur gigante é encontrado no Maranhão e pode ser o maior do Brasil; Confira as imagens
Segundo alguns dados divulgados pela plataforma RadarBox, que realiza rastreamento de voos, o avião já havia atingido a altitude de 2.400 metros, após 4 minutos da sua decolagem, quando os pilotos fizeram uma manobra repentina para retornar até o aeroporto. O avião havia sido atingido por uma descarga elétrica e um vídeo foi registrado por um dos passageiros que estavam presentes no voo.
Para a sorte de todos que estavam na aeronave, o pouso ocorreu com bastante segurança na pista 26 do aeroporto de Lennart Mari, cerca de 15 minutos após a decolagem. Os passageiros seguiram a sua viagem após a companhia aérea disponibilizar outro avião, chegando ao local desejado com 80 minutos de atraso.
Quando ocorre de um avião ser atingido por uma descarga elétrica, geralmente o impacto acontece em uma das extremidades da aeronave, como nariz, as pontas das asas ou a cauda. Essas partes do avião são reforçadas com matérias metálicos bem mais resistentes para suportar a descarga elétrica.
Mas apesar disso, um raio pode dar danos secundários nos sistemas eletrônicos ou até mesmo causar um superaquecimento de partes da estrutura metálica do avião. É por essa razão que a aeronave ficará em solo até que seja feita uma inspeção pelo fabricante do veículo.
Com informações do UOL