Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL
Descoberta

Pesquisadores encontram pegadas de dinossauro de 200 milhões de anos

Paleontólogos acreditam que as pegadas marcam o período histórico Triássico

Caio César
Caio César
Publicado em 03/01/2022 às 15:10
Reprodução/Museu de História Natural de Londres
Imagens das possíveis pegadas de um saurópode. - FOTO: Reprodução/Museu de História Natural de Londres
Leitura:

Possíveis pegadas de um dinossauro que viveu há mais de 200 milhões de anos foram descobertas em uma praia do País de Gales, de acordo com especialistas. Pesquisadores do Museu de História Natural de Londres informaram que as pegadas marcam o período histórico Triássico, em que há possibilidade de ser um saurópode ou alguma espécie próxima do possível dinossauro.

No entanto, apesar da grande descoberta, ainda não se sabe se há uma relação entre a espécie com a pegada. Porém, de acordo a paleontóloga Dra. Susannah Maidment, há outras pistas que contribuem para que a conquista faça sentido. 

“Nós sabemos que os saurópodes mais antigos estavam vivendo na Inglaterra na época, já que os ossos do Camelotia, um saurópode primário, foram encontrados em rochas de Somerset datadas do mesmo período”, disse a pesquisadora em comunicado.

Em 2020, eles já haviam recebido imagens da trilha na praia de Pernarth, onde foram encontradas as pegadas do saurópode. Porém, estavam sem acreditar, já que às vezes é possível confundir marcas geológicas.

Após uma análise nas fotos, perceberam que as marcas poderiam se tratar de uma pegada e resolveram ir até o local para conferir. Os pesquisadores Maidment e Barrent foram na praia para ver o caminho e investigar as descobertas. 

“Acreditávamos que as pegadas que vimos em Penarth estavam consistentemente espaçadas para sugerir uma caminhada de um animal. Também vimos aros de deslocamento onde a lama tinha sido empurrada para cima. Estas estruturas são características do movimento ativo através do terreno macio”, afirmou Barrett no anúncio de divulgação do descobrimento das pegadas.

As descobertas são importantes para a pesquisa dos paleontólogos, pois podem revelar mais informações sobre o comportamento dos dinossauros, auxiliando na pesquisa sobre a época em que viveram.

Veja também: VÍDEO: ‘golpe’ inusitado viraliza durante briga de jovens por música em bar

Comentários

Últimas notícias