Comeria?
Livro de receitas com insetos comestíveis é criado por universidade: ‘nuggets de percevejo e bolinho de besouro’
O objetivo dos pesquisadores é conscientizar e popularizar os insetos comestíveis para a população
Já teve a curiosidade de comer insetos e saber como são prepará-los? A Universidade de Tecnologia de Chinhoyi do Zimbábue criou um livro culinário exclusivo que ensina a preparar quitutes destes bichos. O objetivo dos pesquisadores é conscientizar e popularizar os insetos comestíveis para a população.
Além disso, querem ajudar a desmistificar a ideia de consumo desses animais. "Eu não comia insetos comestíveis, porque não os conhecia. Não sabia como prepará-los, não sabia o valor [nutritivo] deles e, por causa dos meus pais, não servia isso. Agora estamos servindo", afirmou a pesquisadora.
Outro pesquisador, Robert Musundire declarou que os percevejos e cupins não são visto como “iguarias”, mas segundo ele, os cientistas descobriram e divulgaram cerca de 40 espécies que os seres humanos podem se alimentar.
O cultivo e alimento destes tipos de bichos podem auxiliar no meio ambiente, como afirmam os pesquisadores, pois emite menos carbono e gás metano do que a criação de gado, por exemplo. Com a obra culinária, a expectativa é que os insetos comestíveis possam se tornar uma fonte de alimento acessível, com ênfase no Zimbábue, no qual existem mais de 6 milhões de pessoas desnutridas.
Confira mais:
>> 'Abelhas abutres' trocam pólen por carne podre e surpreendem cientistas