Ciência

EMOCIONANTE: Homem com pernas paralisadas volta a andar após implante; veja o Vídeo

Após um implante na medula espinhal, Michael Roccati conseguiu recuperar seus movimentos

Imagem do autor
Cadastrado por

Bia Freire

Publicado em 08/02/2022 às 19:08
Notícia
X

Após sofrer um acidente de moto em 2017, o italiano Michael Roccati conseguiu voltar a andar. Isso só foi possível graças a um implante de eletrodos na sua medula espinhal. Roccati participou de um estudo junto com outros dois homens. O resultado da pesquisa foi publicado pela revista Nature Medicine, no dia 7 de janeiro de 2022.

>> Homem com mais de 800 tatuagens de insetos revela ter medo de insetos

Experimento

Michael foi um dos três homens entre 29 e 41 anos que participaram desse estudo. O experimento recebeu o nome de  STIMO e foi conduzido pela Dra. Jocelyne Bloch do Hospital Universitário de Lausanne e Grégorie Coutine do Instituto Federal Suíço de Tecnologia.

Através da ajuda de um software em um tablet, os pesquisadores conseguiram fazer com que pulsos elétricos fossem enviados para ativar os músculos paralisados.

Confira o vídeo:

O estudo mostrou que o tempo de espera dos pacientes para voltar a ter movimentos nos músculos diminuiu. Depois da cirurgia, os homens levaram cerca de uma semana para andar com o uso independente do suporte.

“Pela primeira vez, temos não apenas efeito imediato – embora o treinamento ainda seja importante – mas também indivíduos sem sensação, sem movimento algum, foram capazes de recuperar a posição e andar independentemente do laboratório”, disse Courtine.

O Stimo, como é chamado o equipamento, deve ficar disponível para todo o público daqui a três anos.

*Com informações do site BBC 

Veja também:

>> Homem cancela casamento, leva moto da noiva e deixa prejuízo de R$ 40 mil

Tags

Autor