Descoberta

Crocodilo pré-histórico é encontrado com dinossauro no estômago

A espécie do animal ainda é desconhecida

Imagem do autor
Cadastrado por

Bia Freire

Publicado em 16/02/2022 às 13:13
Notícia
X

Um material publicado pela revista científica Gondwana Research no dia 11 de fevereiro de 2022, mostra que restos de dinossauro foram encontrados no estômago de um crocodilo pré-histórico. A descoberta foi feita por um grupo de paleontólogos do Museu Australiano da Era dos Dinossauros. O fato ocorreu em Queensland, na Austrália.

Segundo os especialistas do museu, essa seria a primeira evidência de um crocodilo predando um dinossauro. O animal tem 2,5 metros de comprimento.

A espécie do crocodilo ainda é desconhecida. Alguns especialistas acham que deve se tratar de um Confractosuchus sauroktonos, que seria um réptil de água doce tão antigo quanto o período Cartáceo. Segundo os pesquisadores, o animal viveu cerca de 145 milhões de anos atrás.

Ente os restos do animal estão presentes um crânio quase completo com dentição quase completa e esqueleto pós craniano sem a cauda e membros posteriores. Além disso, o resto do animal que foi encontrado no estômago do crocodilo foi identificado como um ornitópodes, espécie de dinossauro herbívoros. 

"Coletivamente, os restos ornitópodes compreendem três vértebras dorsais, dois centros sacrais, três centros caudais distais, ambos fêmures proximais, tíbia esquerda e vários outros elementos; todos presumivelmente de um único indivíduo", diz o artigo. "Esses conteúdos intestinais representam estranhamente os primeiros restos esqueléticos registrados de ornitópodes da região e podem representar uma nova espécie."

Identificação dos ossos

Para que a identificação dos restos mortais do dinossauro fosse possível, os especialistas realizaram raios X e micro tomografias. Além disso, uma reconstrução 3D dos ossos foi realizada. Com isso, foi possível identificar que a presa dentro do estomago era um filhote de cerca de 1.7 kg.

Abertura de portas

Segundo o pesquisador MAtt White, a descoberta pode abrir portas sobre novas informações da fauna que vivia no território australiano. "Dada a falta de espécimes globais comparáveis, esse crocodilo pré-histórico e sua última refeição continuarão a prover pistas para as relações e comportamentos de animais que habitaram a Austrália há milhões de anos.", disse ele.

Confractosuchus sauroktonos é o segundo crocodilo revelado na região de Winton.

Veja também:

>> Criança compra peixe pela internet mas recebe crocodilo quase extinto

>> Peças da pré-história são encontradas dentro de estômago de crocodilo 

Dá só uma olhada: Crocodilo confunde imagem ilustrativa com pessoa real e ataca brutalmente; Veja o vídeo

Tags

Autor