Descoberta

Dinossauro foi a última refeição de crocodilo pré-histórico gigante

A descoberta surpreendeu cientistas

Imagem do autor
Cadastrado por

Bia Freire

Publicado em 24/02/2022 às 15:05 | Atualizado em 24/02/2022 às 15:16
Notícia
X

Um material publicado pela revista científica Gondwana Research no dia 11 de fevereiro de 2022, mostra restos de dinossauro encontrados no estômago de um crocodilo pré-histórico. O animal teria sido a a ultima refeição do réptil. A descoberta foi feita em 2010, por um grupo de paleontólogos do Museu Australiano da Era dos Dinossauros.

Segundo os especialistas do museu, essa seria a primeira evidência de um crocodilo predando um dinossauro. O animal tem 2,5 metros de comprimento.

Leia também: Crocodilo gigante ataca pescoço de tutora e só depois percebe detalhe inusitado; veja o que aconteceu 

A espécie do crocodilo ainda é desconhecida, mas estima-se que o réptil vivia em águas doces. Alguns especialistas no assunto acham que deve se tratar de um Confractosuchus sauroktonos, que seria um réptil de água doce tão antigo quanto o período Cartáceo.

Segundo os pesquisadores, o animal viveu cerca de 145 milhões de anos atrás.

Entre os restos do dinossauro estão presentes um crânio quase completo com dentição quase completa e esqueleto pós craniano sem a cauda e membros posteriores.

Além disso, o resto do animal que foi encontrado no estômago do crocodilo foi identificado como um ornitópodes, espécie de dinossauro herbívoros.

"Coletivamente, os restos ornitópodes compreendem três vértebras dorsais, dois centros sacrais, três centros caudais distais, ambos fêmures proximais, tíbia esquerda e vários outros elementos; todos presumivelmente de um único indivíduo", diz o artigo.

"Esses conteúdos intestinais representam estranhamente os primeiros restos esqueléticos registrados de ornitópodes da região e podem representar uma nova espécie."

Para que a identificação dos restos mortais do dinossauro fosse possível, os especialistas realizaram raios X e micro tomografias. Além disso, uma reconstrução 3D dos ossos foi realizada. Com isso, foi possível identificar que a presa dentro do estomago era um filhote de cerca de 1.7 kg.

Veja mais sobre crocodilos: Mulher sofre tentativa de ataque de crocodilo durante passeio de barco; veja vídeo

Tags

Autor