Independência

Sem o Sport, clubes da Série A formalizam criação de Liga para organizar Brasileirão

Sem presidente, documento de clubes da Primeira Divisão não foi assinado pelo time pernambucano

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/06/2021 às 21:11
Notícia
X

Da redação com agências

Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, quase que na totalidade, assinaram, nesta terça-feira, um documento que foi levado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) formalizando a criação de uma Liga para organizar a competição, realizada atualmente pela entidade. A iniciativa não contou apenas com o Sport, que vive uma crise polícia após a renúncia do presidente Milton Bivar.

Dirigentes e representantes dos 19 dos 20 clubes da Série A tiveram um encontro nessa tarde com Antônio Carlos Nunes, presidente interino da CBF, para a entrega do ofício. O movimento ganhou força após o afastamento de Rogério Caboclo do comando da entidade, acusado de assédio moral e sexual por uma funcionária. A ideia é que a Liga tenha início já em 2022.

LEIA MAIS

> Torcida do Sport realiza protesto contra possível eleição indireta após renúncia de Milton Bivar

> Everton Felipe usa redes sociais e se posiciona sobre crise política do Sport

> No Sport, renúncia de Milton Bivar acende clima político e incertezas com eleições; veja o que diz o estatuto

O objetivo dos clubes com a criação da Liga é uma maior participação nas decisões da CBF, além de participação igualitária nas eleições promovidas pela Confederação. Segundo o documento, além dos clubes signatários, equipes que disputam a Série B desta ano - como Botafogo, Cruzeiro e Vasco - serão convidados a integrar a Liga.

Presidente do Bahia, Guilherme Bellintani explicou a intenção da formação da Liga. "Há muito o que fazer, e isso começa já. Por novo calendário, mais planejamento, investimentos e receitas. Por democracia, com equilíbrio, união e trabalho. Sem conflitos, sem ressentimentos. Nós, clubes de futebol, queremos chegar mais próximo do que cada brasileiro espera de nós", afirmou.

Júlio Casares, presidente do São Paulo, publicou um vídeo na conta no Instagram, nesta terça, também comentando o assunto. "Precisamos repensar o futebol, mas com muita união, pensando no produto do futebol, pensando no crescimento do produto e de todos os clubes. Temos de discutir princípios mercadológicos, princípios éticos e de governança", disse.

SPORT

Na noite desta terça-feira, em nota oficial, o Leão justificou o motivo da não participação no ato, mas se posicionou a favor da criação da Liga. "O Sport Club do Recife esclarece que é favorável a criação de uma Liga para organização do Campeonato Brasileiro, bem como corrobora todos os pontos discutidos e defendidos pelos clubes da Série A, de acordo com documento específico entregue em reunião hoje à tarde (terça-feira) na CBF. O clube não enviou representante, por motivo de força maior, mas oficializará sua adesão o mais breve possível", publicou o Sport.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor