ELEIÇÕES DIRETAS

Conselho Deliberativo do Sport confirma eleições diretas em julho

Milton Bivar e Carlos Frederico, presidente e vice, respectivamente, renunciaram seus cargos há pouco mais de uma semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 22/06/2021 às 22:00 | Atualizado em 22/06/2021 às 23:09
Notícia
X

O Conselho Deliberativo do Sport votou, em sessão realizada de forma remota, na noite desta terça-feira (22), e confirmou eleições diretas para o dia 15 de julho. A informação já havia sido antecipada pela reportagem do Blog do Torcedor, mais cedo, e confirmada pelo presidente da Comissão Eleitoral Pablo Bismark. 

Foram 116 conselheiros votantes, dos quais 113 optaram pelas eleições diretas e apenas três pelas eleições indiretas. Em entrevista ao Fórum Esportivo da Rádio Jornal, Pedro Lacerda, presidente interino do Sport, confirmou que as novas eleições serão realizadas de forma presencial. 

"Amanhã [quarta-feira, 23], o nosso jurídico junto com o jurídico desses associados que moveram as ações, vão tomar as providências legais, firmar esse compromisso e selar com esse bonito gesto, que eu gostaria de agradecer aos autores, aos seus advogados por apertar a mão. Eu estendi a mão, eles apertaram a minha mão como representante do poder executivo transitoriamente e esse gesto vai frutificar em muita paz", acrescentou Lacerda. 

Na manhã desta terça-feira, os pré-candidatos Nelo Campos e Delmiro Gouveia conseguiram uma liminar na Justiça que determinava a convocação do pleito de forma direta entre os sócios em 48 horas e a realização em 15 dias. 

Também segundo apuração da reportagem do Blog do Torcedor, o nome do ex-presidente Gustavo Dubeux surgiu como nome de consenso entre os grupos.

Com a data marcada e o modelo de votação definido, os rubro-negros se articulam nos bastidores do Sport para evitar um bate-chapa. Pré-candidatos na última eleição, Nelo Campos e Delmiro Gouveia estão sendo cogitados em importantes cargos na chapa de consenso como a direção de futebol e a vice-presidência, respectivamente. No entanto, também durante a entrevista à Rádio Jornal, Pedro Lacerda disse não acreditar que haverá chapa única nas eleições. 

O presidente interino reforçou ainda que o novo pleito será para eleger novos presidente e vice-presidente executivo apenas, uma vez que foram os únicos cargos desocupados. O conselho, assim como sua presidência e vice-presidência permanecerão. 

"Cogitar caçar o mandato de qualquer conselheiro, aí sim é andar de mãos dadas com o golpe. O processo eleitoral do Sport, acirrado ou não, foi realizado conforme a legalidade e o estatuto. O que aconteceu apenas foi a renúncia dos ocupantes do cargo de presidente e vice-presidente por motivos particulares. Eu fui eleito, como nossos companheiro conselheiros, pelo voto direto dos sócios e os nossos mandatos nunca estiveram em debate. O conselho do Sport foi o norte que segurou a instituição quando caiu nessa crise e tomou a todos de perplexidade", defendeu Pedro Lacerda. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor