Ilha do Retiro

Após consenso entre as lideranças, eleição do Sport deve acontecer em julho

Os bastidores do Leão estão fervendo desde as renúncias do presidente Milton Bivar e o vice Carlos Frederico

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 22/06/2021 às 19:08 | Atualizado em 22/06/2021 às 20:29
Notícia
X

Em consenso entre as lideranças rubro-negras, a eleição presidencial do Sport deve acontecer no dia 15 de julho. A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Pablo Bismak, nesta terça-feira, em entrevista ao Blog do Torcedor. De manhã, os pré-candidatos Nelo Campos e Delmiro Gouveia conseguiram uma liminar na Justiça que determinava a convocação do pleito de forma direta entre os sócios em 48 horas e a realização em 15 dias. Segundo Bismak, Nelo e Delmiro precisam protocolar o "ok" em torno da data para que o pleito entre os sócios seja realizado conforme o combinado.

LEIA MAIS

Gustavo Dubeux surge como um dos nomes de consenso para eleição do Sport

Sabino exalta esquema com três zagueiros no Sport

Ex-presidentes do Sport emitem carta à favor de eleições diretas

Justiça define que Sport terá eleições diretas

Vivendo 'panela de pressão', Sport tem reunião do conselho para definir como será escolha de novo presidente; veja cenários

No ostracismo, Hernane Brocador vive dias de incertezas no Sport

O Conselho Deliberativo do Sport tem uma reunião ordinária marcada para a noite desta terça-feira, às 19h30, de forma remota. Na ocasião, deve ser oficializada a eleição direta, que é um desejo da maior parte das lideranças políticas rubro-negras. Segundo apuração da reportagem do Blog do Torcedor, o nome do ex-presidente Gustavo Dubeux surgiu como nome de consenso entre os grupos.

Com a data marcada e o modelo de votação definido, os rubro-negros se articulam nos bastidores do Sport para evitar um bate-chapa. Pré-candidatos na última eleição, Nelo Campos e Delmiro Gouveia estão sendo cogitados em importantes cargos na chapa de consenso como a direção de futebol e a vice-presidência, respectivamente.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A CARTA DOS EX-PRESIDENTES

Irmãos rubro-negros,

O Sport Club do Recife é uma instituição vocacionada à pluralidade. O amor que inspira é implacável e não se contém em um só segmento social ou ideológico: a expressão da força desse sentimento é a predominância das cores rubro-negras em todos os estratos da sociedade. Este grupo, formado espontaneamente por rubro-negros de várias gerações e individualidades, é expressão da diversidade de nossa formação.

Em uma sociedade complexa e tão múltipla, a unanimidade é quase utópica. Por isso, a viabilidade do convívio democrático é diretamente dependente do respeito às regras do jogo e ao espaço de expressão dos cidadãos.

Acabamos de sair de um processo eleitoral acirrado e fratricida cujos efeitos se sentem no atual quadro de instabilidade institucional. Chagas do embate democrático, mas é certo que os males da democracia só se curam com mais democracia.

As épocas de crise aceleram nosso amadurecimento e ajustam as nossas lentes. Passamos a desprezar o supérfluo e a focalizar o essencial: o sentimento que nos une. Como amantes do Sport, é nosso dever preservar sua dignidade institucional, com respeito ao Estatuto Social e ao associado.

Está claro que, na vacância da presidência e vice-presidência executivas, o sistema eleitoral estatutário são as eleições diretas. Qualquer solução diversa rebaixaria a dignidade do clube e rasgaria o elo de legitimidade de seus dirigentes junto àquela que é a razão de ser e resistir do Sport: sua torcida.

Confiamos que, em mais esta batalha, estaremos, todos, na mesma trincheira e sob a mesma bandeira bandeira, em busca do respeito às normas que propiciam nossa convivência harmônica. Certos de que esta é a primeira etapa da construção de uma convergência que possa pacificar o Sport e viabilizá-lo política e administrativamente, firmamos, publicamente, o compromisso com esse ideal.

Pelo Sport, tudo!

Recife, 22 de junho de 2021.

Fernando Pessoa
Gustavo Dubeux
Homero Lacerda
Jarbas Pires Guimarães
Luciano Bivar
Severino Otávio (Branquinho)
Wanderson Lacerda
Adilson Castello Branco
Alexandre Leal
Antônio Cavalcanti Júnior
Bruno Batista
Carlos Frederico Domingos
Clélio Falcão
Cloderico Clênio Cordeiro
Delmiro Gouveia
Edmundo Mendonça
Eduardo Monteiro
Hermes Wagner
Ivan Carlos Cunha
João André Sales
José Aécio Filho
Leonardo Cruz
Leonardo Lopes
Luciano Monte
Manuel Campos Filho (Nelo)
Marcos Amaral
Marcos Cabral Júnior
Marcus Werneck
Mario Leite Jr
Matheus Souto Maior
Paulo Alberes
Ricardo de Brito
Ricardo de Sá Leitão
Sérgio Kano

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor