ARBITRAGEM

Náutico se junta aos clubes da Série B e exige VAR no segundo turno

Erros de arbitragem vêm sendo cada vez mais frequentes na Série B do Campeonato Brasileiro

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 29/06/2021 às 15:08
Notícia
X

A arbitragem brasileira não agrada os clubes há um tempo. E isso vem se concretizando ainda mais com os desempenhos na Série B do Campeonato Brasileiro, principalmente sem a possibilidade de revisar os erros com o árbitro de vídeo. Nessa segunda-feira (28), a diretoria Náutico se reuniu com representantes dos outros clubes do Brasileirão para discutir a implantação do VAR já para o segundo turno da Segundona.

Segundo o presidente do Timbu, Edno Melo, em contato com a reportagem do Blog do Torcedor, todos os clubes da Série B se juntaram à liga criada pelos time da Série A com a intenção de organizar o futebol nacional.

"Ontem (28) teve a adesão de todos os clubes da Série B, ou seja, demos uma encorpada maior naquela Liga. E um dos assuntos que discutido lá (na reunião) foi, justamente, a questão da arbitragem. Na ocasião, inclusive, o pessoal do Botafogo alegou aquele gol que não foi nem marcado, que (a bola) entrou mais de dois palmos (no gol). Então vai ser exigido o VAR no segundo turno. Se vai conseguir, é outra história", contou o dirigente do Náutico.

As reclamações com a arbitragem vêm de vários lados da Série B. Hélio dos Anjos, técnico do Timbu, foi um dos que teceu duras críticas a Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. O presidente do Confiança, Hyago França, também foi um dos que se manifestou a favor do VAR após um suposto pênalti não marcado em jogo contra o Operário-PR.

Com grandes ressalvas para com a arbitragem, a diretoria do Náutico já havia sido a favor do árbitro de vídeo na reta final do Campeonato Pernambucano e se manteve no mesmo palanque para a Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo Edno Melo, o problema de arbitragem é um assunto para o futebol brasileiro como um todo.

"Há muito tempo venho falando... algumas pessoas daqui, inclusive da imprensa, falam que a arbitragem de Pernambuco é muito sofrível. E eu disse que não é a de Pernambuco, é a do Brasil que está assim. Precisa ter um investimento maior no quadro de arbitragem", disse.

"Eu não vejo maldade, não vejo nenhum tipo de esquema, absolutamente nada disso. O que eu vejo é, realmente, uma falta de investimento na arbitragem em geral. O Brasil precisa, sim, reciclar, fazer cursos mais contundentes, profissionalizar os árbitros... porque os árbitros, hoje, não são profissionais. Então tudo isso contribui para uma arbitragem tão desastrosa como a Série B está tendo neste início", completou Edno Melo.

Liga de Clubes

Na metade de junho, os clubes da Série A formalizaram uma Liga para debater e organizar o Campeonato Brasileiro, que é organizada atualmente pela CBF. A missão dessa Liga é, justamente, aumentar a participação dos clubes nas decisões da entidade. Já nessa segunda-feira, foi a vez dos clubes da Série B se unirem ao da Primeira Divisão.

A reunião aconteceu presencialmente em São Paulo/SP e reuniu representantes de 36 clubes. as lideranças do Sport, Brusque-SC, Operário-PR e Confiança-SE estiveram presentes por videoconferência.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor