AGLOMERAÇÃO

Dois mil escoceses dão positivo para covid após eventos ligados à Eurocopa

Este número representa os espectadores que compareceram a uma ou várias partidas nos estádios de Hampden Park (Glasgow) e Wembley (Londres), a 'fã zone' de Glasgow ou reuniões informais, em pubs ou em casa de terceiros

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 30/06/2021 às 15:06
Notícia
X

As autoridades de saúde escocesas identificaram quase 2.000 casos de covid-19 entre pessoas que compareceram aos eventos da Eurocopa de futebol, em pleno debate sobre a realização das semifinais e a final no estádio de Wembley, em Londres.

Entre 11 e 28 de junho, 1.991 dos 32.539 residentes escoceses que deram positivo ao coronavírus foram identificados como torcedores que compareceram a um ou dois eventos relacionados à Eurocopa de futebol, diz a Public Health Scotland em um relatório estatístico publicado nesta quarta-feira (30).

Este número representa os espectadores que compareceram a uma ou várias partidas nos estádios de Hampden Park (Glasgow) e Wembley (Londres), a 'fã zone' de Glasgow ou reuniões informais, em pubs ou em casa de terceiros.

Quase dois terços (1.294) declararam que foram para Londres para algum evento relacionado ao torneio, incluindo 397 pessoas para assistir o jogo Escócia-Inglaterra (0-0) em 18 de junho em Wembley.

A publicação desses dados ocorre em plena polêmica pela decisão da UEFA de organizar as semifinais e a final em Wembley, quando o Reino Unido sofre um grande aumento da variante Delta, mais contagiosa e dominante agora no país.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, expressou recentemente suas "dúvidas" sobre este projeto, estimando que a UEFA teria que "analisar com cuidado" uma decisão que "não é inocente".

Segundo o governo britânico, mais de 60.000 espectadores estarão autorizados nas arquibancadas de Wembley para as semifinais e a final da Eurocopa, em vez dos 40.000 previstos inicialmente, em um local com capacidade máxima de 90.000 assentos.

Na semana passada, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, desejou que a final "não ocorra em um país onde os contágios estão crescendo rapidamente".

O Reino Unido tem registrado mais de 20.000 novos casos de covid-19 por dia.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor