Blog do Torcedor - Tudo de Brasileirão, futebol internacional, Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes
Torcedor

Notícias do Brasileirão; de Náutico, Santa Cruz e Sport; e futebol internacional. Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes com análise, interatividade e opinião

Ilha do Retiro

Quem pode participar das eleições do Sport? Saiba todos os detalhes

O pleito suplementar está marcado para acontecer nesta quinta-feira (15).

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 14/07/2021 às 22:24
DIVULGAÇÃO
Sport vive nova eleição pouco mais de três meses depois da última - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

A partir da noite desta quinta-feira, a crise política do Sport promete esfriar. A data marca a polêmica eleição suplementar para o Executivo, das 8h às 18h, na Ilha do Retiro. O Leão vive um período turbulento de transição desde as renúncias de Milton Bivar e Carlos Frederico no mês passado. Duas chapas disputam o pleito. A chapa 1, "Coragem e Honestidade", encabeçada por Zé Valadares, que tem Fernando Pessoa como vice, e a chapa 2, "Sport na Raça", com Leonardo Lopes na disputa pela presidência e Yuri Romão concorrendo à suplência. 

LEIA MAIS

Saiba quem é Zé Valadares, candidato a presidente nas eleições do Sport

Conheça Leonardo Lopes, candidato a presidente nas eleições do Sport

Eleições do Sport: Zé Valadares ou Leonardo Lopes? Vote em quem você quer como presidente do clube

Chapa "Sport na Raça" define substituto de Nelo Campos. Veja a nova composição

Sport: Nelo Campos processará Rodrigo Miranda por calúnia durante pré-eleição

Sport estima altas despesas para eleição suplementar; confira o valor

A eleição vai acontecer novamente, assim como em abril, no formato de drive thru. No geral, 9.282 sócios estão aptos. Em comum acordo entre as chapas, ficou decidido que o colégio eleitoral será o mesmo do último pleito. Ou seja, os adimplentes há um ano e que participaram da última disputa.

Poderão participar da votação os associados das categorias benemérito, proprietário, remido, subscritor, patrimonial e contribuinte. Ao todo, 17 urnas estarão à disposição dos torcedores em três setores (veja abaixo). Além do uso obrigatório de máscaras e do do álcool em gel, o clube recomenda que o sócios não saia do carro para votar, como também que lembre da carteira do clube e um documento oficial com foto.

O Sport atualmente é comandado pelo presidente interino Pedro Lacerda. Ele se licenciou da presidência do Conselho Deliberativo para assumir de forma provisório o Executivo após votação entre os conselheiros.

Nesse período, houveram muitos protestos da torcida tanto na sede leonina quanto nas redes sociais. Isso porque foi cogitada a possibilidade de uma eleição indireta, dentro do Deliberativo. Além disso, foi dado um prazo de 90 dias para Lacerda convocar a eleição. O que iria de encontro ao que determina o estatuto.

Depois da definição da eleição direta, o imbróglio ficou em torno da candidatura a presidente de Nelo Campos. Ele foi acusado pelo pré-candidato Rodrigo Miranda de falsificar a certidão negativa do Serasa. Após avaliação da Comissão Eleitoral, Nelo teve o registro impugnado e a decisão reiterada em dois recursos. Assim, depois de muita especulação, Leonardo Lopes assumiu a cabeça da chapa "Sport na Raça" e Yuri Romão virou o candidato a vice-presidente. 

SETORES DE VOTAÇÃO

SETOR 1 – Sócios Beneméritos, Proprietários, Remidos e Subscritores (Entrada: portão A – Saída: Rua Tabaiares)

SETOR 2 – Sócios Patrimoniais (Entrada: portão B – Saída: Av Pref. Lima de Castro)

SETOR 3 – Sócios Contribuintes (Entrada: portão B – Saída: Av Sport Club do Recife)

VEJA MAIS CONTEÚDO SOBRE O SPORT

Thiago Neves de saída do Leão

O meia Thiago Neves está de saída do Sport. De acordo com informações apuradas pelo Blog do Torcedor, o jogador está pensando seriamente em pendurar as chuteiras. Nesta temporada, ele disputou 15 jogos e marcou dois gols com a camisa rubro-negra, mas não conseguiu repetir o bom desempenho de 2020.

Ainda segundo apuração, o jogador manifestou o desejo de deixar o Sport, nessa terça-feira, na reapresentação do elenco. Além disso, a vontade partiu do próprio atleta e não surgiu nenhum fato novo. O Leão ainda tenta reverter o cenário e pediu para o experiente jogador, de 36 anos, pensar com calma no assunto.

Outro ponto apurado pelo Blog do Torcedor é que Thiago Neves tem conversado com os companheiros mais próximos sobre o assunto. A reportagem tentou entrar em contato com o empresário do meia, Leandro Lima, mas não obteve sucesso.

Procurado, o diretor de futebol, Fred Domingos, negou que o meia Thiago Neves esteja de saída do Sport. "Estive no treino e o departamento médico achou por bem poupar ele, porque sentiu um desconforto muscular, e o atleta esteve fazendo o tratamento", disse o dirigente.

No total, Thiago Neves disputou 40 jogos pelo Sport, sendo 25 na temporada passada. Nesse período, marcou oito gols. Desses, seis nos jogos do ano de 2020.

O meia Thiago Neves sentiu na pela as sequelas da covid-19. Ele foi diagnosticado com a doença no momento mais importante da temporada, ainda mais para os atletas mais experientes: a transição de uma temporada para a outra.

Por causa da pandemia, o calendário ficou apertado e o meia teve apenas um recesso de cerca de 15 dias junto com outros atletas do time titular de 2020. No retorno, além dos efeitos da doença, precisou superar uma lesão muscular na coxa.

Para piorar, a ausência de Thiago Neves foi bastante sentida no Sport. Ele foi um dos principais nomes da surpreendente permanência na Série A. Como não poderia ser diferente, existiu uma pressão muito grande para o retorno dele diante dos fracassos acumulados pelo Leão no começo de 2021.

Candidatos prometem união no clube

O Blog do Torcedor escolheu cinco perguntas para fazer aos candidatos a presidente do Sport na véspera do eleição de hoje. Ao repórter Davi Saboya, Zé Valadares e Leonardo Lopes disseram em linhas gerais o que pensam para o Leão.

Candidatos prometem união no clube

JC - Qual a primeira iniciativa, se eleito?

Zé Valadares - Minha primeira iniciativa é pedir ao presidente interino (Pedro Lacerda) um diagnostico sobre a parte financeira. Dessa maneira, saberei a atual situação.

Leonardo Lopes - Irei pregar a união no clube. O Sport está numa situação muito complicado e precisa que todos remem para o mesmo lado.

JC - Como estancar a crise financeira?

ZV - A primeira é que o sócio empreste dinheiro ao clube, pague e o Sport com dois anos devolva com juros. O outro é "Baú do Leão", tipo o "Baú da Felicidade". O terceiro é o sócio premiado, que cada um vai receber dois números e cada mês será sorteado um prêmio.

LL - É difícil responder se a gente não sabe o tamanho dessa crise financeira. Primeiro de tudo. Temos que estudar, entender e buscar alternativas porque ninguém vai conseguir fazer mágica em tão curto tempo.

JC - Quais os planos para o futebol?

ZV - Convidei Homero Lacerda para ser o vice de futebol. Ele é um vencedor, profundo conhecedor. Já tive várias conquistas com ele. Na base, daremos total apoio. O objetivo é continuar na Série A. Não tenho dúvida que vou ganhar a eleição. Os torcedores estão vendo que a chapa oponente é composta por dois ex-diretores de Arnaldo Barros. A pior administração que o Sport já teve. Quando assumir, irei pedir uma radiografia da situação e irei ver a situação de cada um.

LL - A gente precisa extrair o que o elenco tem de melhor. Confio no departamento de futebol. Ele será capitaneado por Nelo Campos e terá total autonomia para gerir o setor em busca de resultados. Sobre Louzer, não tem como fazer nenhuma avaliação de fora. Seria uma irresponsabilidade nossa.

JC - O que espera encontrar no Sport?

ZV - Pedro Leonardo (presidente interino) está fazendo "das tripas coração". Terei uma conversa com ele depois que assumir, tenho certeza, e verei o cenário do futebol e administrativo. Depois, irei passar para todos os rubro-negros.

LL - Só iremos ter certeza do cenário que iremos encontrar quando estivermos lá dentro. Tudo indica que tem muito problema. Só estando lá para ter certeza.

JC - Qual será a relação do Executivo com o Conselho Deliberativo?

ZV - Já falei com Pedro Lacerda e Gustavo Oiticica (presidente e vice do Conselho). A minha administração será transparente, o melhor para o clube. E é isso que os conselheiros desejam com certeza.

LL - Os poderes são geridos por grupos diferentes, mas antes de tudo todos são Sport Club do Recife. Com muito respeito, antes de tudo, muita harmonia, vamos tratar tudo pensando em prol do clube.

Comentários

Últimas notícias