Tigre do Sertão

Investimento alto, clube-empresa e prospecção de atletas: conheça o ousado projeto da nova gestão do Flamengo de Arcoverde

Estreia do time sertanejo sob o comando da nova gestão acontecerá em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 02/09/2021 às 22:11 | Atualizado em 02/09/2021 às 23:53
Notícia
X

O interior de Pernambuco está recebendo um novo investimento no futebol. Os empresários Gabriel Castilho, 33 anos, e Ricardo Valério, 36, assumiram o comando do Flamengo de Arcoverde em maio desse ano e estão investindo para resgatar a força do Tigre do Sertão. Gabriel é o presidente estatutário do clube sertanejo e Ricardo o consultou e o gestor. Ambos são sócios no projeto que já está mexendo com o munícipio.

"Somos parceiros do futebol. Já fui jogador e fizemos negócios juntos. Então, Valério comentou comigo que tinha o interesse de assumir um clube. Foi, dentro desse cenário, que ele falou que tinha o Flamengo de Arcoverde, um clube que estava em baixa neste momento, em má fase, desativado, e poderia ser uma possibilidade de ressurgir no cenário. Foram dois anos conversando", afirmou o presidente do Flamengo de Arcoverde.

"Já teve um grupo português, um grupo carioca, os dois interessados. Mas nenhuma das conversas avançaram porque queriam mudar o escudo, a identidade do clube, tirar da cidade e o nome. E não é isso que a gente quer", completou. "Eu sou de Arcoverde. Desde criança acompanho o clube. Além do meu desejo de gerir um clube, foi um acerto ainda melhor porque sou da cidade", disse Ricardo Valério.

LEIA MAIS

Vice-presidente de marketing do Sport fala sobre busca por patrocinador máster

> Náutico anuncia a renovação do contrato do meia Jean Carlos; veja o novo tempo de contrato

Apesar de clube viver situação dramática na Série C 2021, presidente do Santa Cruz já planeja 2022

De início, em torno de R$ 2 milhões estão sendo investidos no Flamengo de Arcoverde. A primeira ação deles foi quitar todas as dívidas trabalhistas, com os fornecedores locais, Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em seguida, um terreno de cerca de 5 hectares foi comprado para a construção de um Centro de Treinamento. As obras já devem começar em breve.

"Está em processo de construção o movimento de transformar o time em clube-empresa. Estamos com uma consultoria tributária para saber os impactos que dessa mudança. O interesse meu como investidor e do Valério é que essa mudança aconteça", disse Gabriel.

"Um dos nossos objetivos é formar atletas para que a gente possa explorar o interior, as regiões próximas de Arcoverde, fazer os garotos saírem daqui para o mundo. E também manter o Flamengo na Série A do Pernambucano. Claro, potencializar ainda mais a cidade. Acreditamos muito na força do município e do time. Afinal, é uma equipe de 62 anos", contou Valério.

O nome do clube continua o mesmo: Flamengo Sport Clube de Arcoverde. A marca do Tigre do Sertão e os uniformes já foram redesenhados. A estreia dentro de campo da nova gestão está programada para acontecer na Série A2 do Campeonato Pernambucano de 2022. Assim que o CT estiver pronto, previsão para a metade do próximo ano, o trabalho nas categorias de base será iniciado. 

Nenhuma descrição disponível.

O projeto prevê inicialmente as categorias sub-15 e sub-17. O time principal será montado predominantemente com os jogadores da faixa etária sub-23, claro, além de algumas peças um pouco mais experientes. Os novos gestores solicitaram junto a FPF para não participar da Série A2, deste ano, com o intuito de poder utilizar a nova estrutura do Flamengo de Arcoverde na preparação.

O estádio municipal Áureo Bradley deve seguir recebendo os jogos. Também está previsto no projeto do CT a construção de um estádio de pequeno porte. Os gestores prometem que o equipamento atenderá todas as necessidades de preparação para uma equipe de futebol, mas evitam comparar com as grandes estruturas do Retrô, Sport e Náutico.

"Queremos no curto prazo trazer a torcida, agitar a torcida e cativar a região para abraçar novamente o futebol local. Em dois, três anos, no médio prazo, queremos subir para a Primeira Divisão do Estadual de forma consistência, com nossos times funcionando totalmente. E, no longo prazo, queremos ser um clube formador, de tradição, entre os maiores e todo mundo do Brasil sabendo quem é o Flamengo de Arcoverde. Lembrando, claro, da venda de algumas joias", disse Gabriel.

Nenhuma descrição disponível.

O presidente Gabriel Castilho e o consultor e gestor Ricardo Valério deixaram claro, na entrevista ao Blog do Torcedor, que a intenção da gestão não é apenas lucrar. Uma das intenções deles é voltar a fomentar o futebol na cidade. Além disso, atrair investimentos para o município por meio do clube. Apesar de Gabriel ser de São Paulo, Ricardo nasceu em Arcoverde. Eles são sócios da Muv Sports e Nordeste Agenciamento.

"É um sonho de poder fazer parte e continuar o projeto do clube da minha cidade. Lembro de quando era criança acompanhar os jogos no estádio. Com a nossa habilidade empresarial, poder fazer o Flamengo crescer ainda mais. Sem falar nos projetos sociais que queremos fazer na cidade para ajudar as crianças que sonham bastante em torno do futebol", comentou Ricardo Valério. A última vez que o Flamengo de Arcoverde disputou a Série A1 do Campeonato Pernambucano foi em 2019.

CONFIRA OS NOVOS PADRÕES

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor