torcida

Goiânia libera retorno do público nos estádios; confira outras cidades que já contam com a volta das torcidas

Com a liberação, nove estados já flexibilizaram a volta das torcidas em todo o Brasil.

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 10/09/2021 às 15:37
Notícia
X

Nesta sexta-feira (10), mais uma capital liberou a volta das torcidas aos estádios. Foi a cidade de Goiânia, em Goiás. Em decreto da Prefeitura Municipal, até 1.500 pessoas podem assistir aos jogos dos seus times ou o equivalente à 30% da capacidade dos respectivos campos. Primeiro, há a necessidade de se fazer um evento-teste.

O decreto também exige que sejam cumpridos os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e proíbe a venda de alimentos, bebidas ou demais produtos nas imediações das praças esportivas. Apesar da liberação da Prefeitura, os jogos desta semana entre Vila Nova e Náutico, nesta sexta-feira, e Atlético-GO e Corinthians, no domingo, ainda não terão a presença de torcida nos estádios.

Clubes acatam proposta do Sport em reunião sobre volta de público aos estádios; saiba mais

Quando haverá jogo com público em Pernambuco? Veja previsão do governo do Estado e detalhes sobre protocolo

Até o momento, além de Goiás, outros oito estados já liberaram as torcidas nos estádios: Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Estes dois últimos, só a partir de outubro e novembro, respectivamente. 

Em relação à Pernambuco, na última atualização do Plano de Convivência da Covid-19, realizado no dia 25 do mês passado, os eventos esportivos ainda não foram contemplados. Apesar de frustrar as expectativas dos torcedores, no dia 18 deste mês, o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que a partir deste mês devem ser realizados o que chamou de "eventos-teste" para pessoas já imunizadas, sem dar muitos detalhes.

Nos protocolos seriam englobados um número reduzido de pessoas, além da exigência de comprovação de vacinação, seja de uma ou duas doses.

Vale lembrar aconteceu na última quarta-feira (8) a tão esperada reunião entre todos os presidentes dos clubes da Série A com a CBF sobre a possível volta dos públicos aos estádios. Por unanimidade, ficou decidido que as torcidas só retornarão quando as mesmas tiverem sido liberadas em todas as praças esportivas do País.

Até o momento, apenas o Flamengo tem esse aval da Prefeitura do Rio de Janeiro. Este ponto, por sinal, foi o principal vetor de divergência na reunião. Os rubro-negros cariocas foram os únicos que não mandaram representantes para o encontro por julgarem que não é a CBF que deve definir o assunto e sim as autoridades locais.

Os 19 outros clubes, por sua vez, decidiram entrar com ação conjunta no STJD para cassar a liminar que permite o Flamengo receber público. E foram além. Se em alguma partida o clube receber torcida, a rodada inteira do Brasileirão deve ser cancelada. Os times ameaçam não entrar em campo em caso de descumprimento.

Durante a reunião, o Atlético-MG lembrou que também tem uma liminar que lhe permite mandar jogos com presença de público, mas deixou claro que não vai usá-la porque prefere o entendimento coletivo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor