BARREIROS FC

Convite do prefeito e mudança de ideia: veja os bastidores do retorno de Carlinhos Bala ao futebol profissional

Carlinhos Bala fez a sua reestreia no futebol profissional vestindo a camisa do Barreiros FC, em jogo válido pela Série A2 do Campeonato Pernambucano

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 13/09/2021 às 17:22
Notícia
X

“Felicidade grande" é o que define a reestreia do atacante Carlinhos Bala no futebol profissional no último domingo (12). Ídolo e até considerado “Rei” no futebol pernambucano, o atleta de 42 anos atuou pelo Barreiros FC na 2ª rodada da fase de grupos da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Bala foi anunciado no clube da cidade de Barreiros no início de agosto.

“Confesso que eu não estava mais me imaginando jogando bola, profissionalmente. Posso me considerar que minha carreira foi maravilhosa, tive conquistas maravilhosas. Cheguei até onde eu não imaginava. E, através de um amistoso, terminou resultando nessa situação de jogar profissionalmente. O prefeito de Barreiros, Carlinhos, que tem muita amizade com meu amigo Dudu (Eduardo da Fonte, PP), terminou me convencendo a jogar”, contou o atacante em entrevista exclusiva ao Blog do Torcedor.

O retorno de Carlinhos Bala ao profissional acabou sendo quase acidental. Em uma convenção pelo Partido Progressista (PP), no qual o atleta é filiado, Bala recebeu um convite do prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, para jogar um amistoso da seleção da cidade contra o sub-20 do Santa Cruz, em comemoração ao aniversário da cidade da Zona da Mata Sul de Pernambuco. Eduardo da Fonte, deputado federal pelo PP, convenceu o atleta de ir para esse amistoso.

“Eu fui, mas cheguei atrasado, já pensando em não jogar, mesmo. Chegando lá, o prefeito estava inaugurando algumas praças, porque era feriado da cidade. E por incrível que pareça, ele também atrasou. O jogo começou atrasado. Eu nem aqueci, nem nada”, disse Bala. A seleção de Barreiros acabou vencendo o Tricolor por 3x0, com direito a gol do atacante de 42 anos.

"Não parei de jogar futebol. Nunca disse a ninguém que eu tinha me aposentado. Eu estava treinando para aparecer uma coisa boa. Deus já me tinha feito uma promessa de jogar profissionalmente. Então eu estava mantendo meu condicionamento, mas com aquela intenção de apenas bater pelada. Não imaginava que iria ser assim”, completou o atleta.

O prefeito de Barreiros conversou com Eduardo da Fonte para convencer Bala a jogar profissionalmente pelo clube da cidade, já que faltava pouco tempo para a Série A2 do Pernambucano começar. O atleta hesitou de início, mas acabou aceitando o convite e encarando o desafio.

“É uma coisa que eu já estou cansado, de só treinar. Já tenho 42 anos e abdiquei da minha vida desde os 16 anos. Eu sou nascido na favela, queria dar um futuro para a minha família, então tive que abdicar de farra, balada, para quando eu chegar nessa idade, não estar precisando de ninguém e, também, descansar. Fui para lá, encarei esse desafio e estou treinando todos os dias. Só volto para o Recife quando tenho folga”, explicou.

Carlinhos Bala levava a vida como queria. Jogava apenas com o seu time no futebol de várzea, o Balax, às sextas e domingos. No final de semana, batia pelada, almoçava, descansava e ia à igreja à noite.

“Deus abriu essas portas e estamos aí, agora. Voltando para o futebol, mesmo em meio às críticas. Porque todo mundo acha que a gente, depois que passa dos 40 anos, ficamos velhos. Ninguém sabe o quanto a pessoa se dedica. Quando a pessoa está bem, cuidando do corpo, ele pode jogar até tantos anos”, ressaltou Bala.

Experiência de veterano

Carlinhos Bala é o mais velho do elenco do Barreiros, que utiliza boa parte da categoria de base para disputar a competição estadual. Com passagens por grandes clubes brasileiros, como o Trio de Ferro pernambucano, além do Cruzeiro e Fortaleza, e um título nacional conquistado (a Copa do Brasil de 2008 com o Sport), o atleta afirmou que já deu o que tinha que dar no futebol e aconselha os jovens jogadores a dar tudo de si para arranjar espaço em clubes maiores.

“Somos um espelho para esses meninos. A gente passa que eles são muito novos ainda para o futebol, que eles têm que aprender. Que ali é um começo. Eu digo a eles que comecei no América, e de lá que eu fui para o Santa Cruz. Então é dali que ele começa a ganhar espaço no futebol”, disse.

“Eu digo a eles: ‘Não corram por mim e nem esperem por mim. Eu já tenho 42 anos, já dei tudo o que tinha que dar. Agora corram por vocês, pela família de vocês’. Porque quando comecei a jogar, eu dizia que corria pela minha família”, concluiu Bala.

Futuro

Carlinhos Bala ainda não sabe se continua como jogador do Barreiros ao final da temporada, mas relação com o clube e diretoria teriam deixado as portas abertas para que o atleta volte até para assumir alguma outra função.

"Isso aí (sair ou continuar no Barreiros) só quem sabe é Deus. Foi Ele quem abriu as portas, então só ele é quem fecha. Criei um vínculo de amizade muito grande no Barreiros e acho que as minhas portas vão permanecer por lá até a vontade dEle", contou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor