Debandada

Problema na inscrição de reforços causa saída do departamento de futebol do Sport; entenda

Em função de um problema nas inscrições de quatro jogadores recentemente contratados, toda a direção de futebol está deixando o clube

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinícius Barros

Publicado em 27/09/2021 às 12:21 | Atualizado em 27/09/2021 às 13:06
Notícia
X

A semana começou agitada na Ilha do Retiro. Além de ter sofrido mais uma derrota no Brasileiro, diante do Fortaleza, o Sport tem uma bomba a ser resolvida na diretoria de futebol. Em função do problema nas inscrições de quatro jogadores recentemente contratados, toda a direção de futebol está deixando o clube. Saem do Sport os diretores Augusto Moreira, Rossine Milet, Guilherme Falcão, Gabriel Campos e o vice-presidente de futebol, Nelo Campos.

A informação foi confirmada pelo repórter Antônio Gabriel, da Rádio Jornal. O clube deve se pronunciar oficialmente em breve.

Os atletas que não foram inscritos a tempo na Série A são: o volante Nicolás Aguirre, o lateral-direito Jeferson, o goleiro Saulo e o atacante Vander Vieira.

Nenhum dirigente atendeu as ligações feitas pela reportagem do Blog do Torcedor e estão em reunião com o presidente Leonardo Lopes, tratando sobre o assunto.

QUAL FOI O ERRO QUE O SPORT COMETEU?

É importante que se entenda que a inscrição de atleta e publicação no BID fazem parte de uma mesma plataforma da CBF, mas são ações independentes. O BID (Boletim Informativo Diário) é para oficializar na entidade máxima do futebol brasileiro que o clube contratou o jogador. E aí, em seguida, o clube informa qual a competição ele vai disputar. O Sport fez a primeira parte. Não se sabe porque não faz a segunda, já que Vander, Aguirre e Saulo foram contratados para disputar o Campeonato Brasileiro. Será que deixaram para última hora e esqueceram? Sabe-se lá.

O processo de liberação de jogadores é feito através de uma plataforma virtual da CBF chamado Gestão Web. Nele, há um raio-x de todos os atletas do clube: nome completo do atleta, documentos, histórico de clubes, salários, direito de imagens, entre tantas outras informações.

O processo inicialmente feito pelo clube chega para a Federação Pernambucana de Futebol, para a primeira análise da documentação. Posteriormente, ao ser validada, é enviada para a CBF, que faz uma nova avaliação e, seguida, valida. Após a publicação no BID, cabe ao responsável do clube, acessar a aba de competições do mesmo sistema, inscrever o atleta na competição específica. Automaticamente, o jogador já está inscrito. Foi esse último passo que o Leão não fez.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor