PANDEMIA

Náutico x CRB: vai ao jogo e está com dúvidas? Veja o passo a passo do acesso à Arena de Pernambuco

A partida será a primeira com presença de torcedores nos estádios pernambucanos desde o início da pandemia da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 27/09/2021 às 17:56 | Atualizado em 27/09/2021 às 20:29
Notícia
X

Pernambuco voltará a ter público em um jogo de futebol profissional pela primeira vez desde março do ano passado, quando teve início a pandemia da covid-19. A partida que fará as honras da volta da torcida será nesta terça-feira (28), às 19h, entre Náutico e CRB, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com 2.500 ingressos disponibilizados para os sócios alvirrubros, quem for ao jogo precisará se adequar às exigências feitas pelo governo estadual - serão 1.500 ingressos para o setor Leste e mil ingressos para o setor Oeste. Para este jogo, 90% do público deverá estar com a vacinação completa (duas doses ou dose única) e 10% deverá ter ao menos uma dose e apresentar teste negativo.

>> Náutico flexibiliza uso de ingressos antecipados e torcedor poderá usar na próxima semana

>> Sport, Náutico e Santa Cruz se preparam para receber os torcedores após liberação de público em Pernambuco

Por ser o primeiro jogo dentro da nova realidade gerada pelo coronavírus, com procedimentos inéditos para o torcedor brasileiro, muitas dúvidas estão surgindo, principalmente em relação a testagem e uso do aplicativo para liberação do acesso.

>> Veja a classificação atualizada da Série B e a posição do Náutico na tabela

>> Náutico lidera ranking da indisciplina na Série B 

Qual o primeiro passo? 

O Náutico firmou uma parceria com o aplicativo Chronus I-passport, disponível para download em aparelhos Android e iOS. O primeiro passo para validar o acesso ao jogo, é preencher o formulário disponível no site www.ipassport.com.br . Neste formulário, o torcedor fornecerá dados pessoais e do cartão de vacinação. Uma vez feito o cadastro, o acesso no app será liberado. 

O que é preciso fazer depois de baixar o aplicativo?

Depois de fazer o download e ativar o cadastro no aplicativo do Chronus I-passport, o torcedor precisará completar o cadastro com uma foto de rosto. 

Até quanto tempo antes do jogo pode ser feito o teste sorológico?

Em entrevista ao repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, realizada nesta segunda-feira (27), Toninho Feitosa, um dos responsáveis pela operação do jogo, informou que o torcedor pode fazer o teste até esta segunda-feira, ou seja, até 24 horas antes da partida. A testagem, por enquanto, só pode ser feita nas farmácias da rede Pague Menos. Frisando que a exigência de teste é apenas para quem tomou apenas uma dose da vacina contra a covid-19. 

"Esses dados serão validados junto ao DATASUS, ou seja, junto ao Ministério da Saúde. Não adianta tentar burlar o sistema com dados vacinais que não existem", garantiu Feitosa. 

Por que o teste só pode ser feito nas farmácias da rede Pague Menos?

A justificativa de Toninho Feitosa para a testagem exclusiva nesta rede de farmácias é o tempo que o governo teve entre a liberação do público e o primeiro jogo. "Provavelmente será ampliado para outras farmácias. A questão do sistema estar atrelado aos dados oriundos de exames feitos na rede pública também é uma questão de adequação apenas. Está sendo conversado com o governo do Estado para que Pernambuco homologue seus postos de saúde que fazem testes. A questão é só o tempo para isso, uma vez que o processamento dos testes públicos está sendo mais lento do que os da rede privada", explicou. 

Toninho destacou ainda que o torcedor que quer ir ao jogo, tomou apenas a 1ª dose e ainda não fez o teste, deve fazer até esta segunda-feira, devido ao tempo de processamento do resultado. 

Ao chegar na Arena, como será o acesso? 

O Náutico informou que haverá barreiras sanitárias para a validação do QR-id. Com o status correto - imunizado ou teste negativo - o torcedor estará liberado para se dirigir às catracas do estádio. Serão quatro portões de acesso.  

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor