Orgulho de ser nordestino

Dia do Nordestino: veja 10 momentos marcantes dos times da região no futebol brasileiro

Futebol nordestino teve destaque no cenário nacional desde a década de 1950

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 08/10/2021 às 11:33 | Atualizado em 08/10/2021 às 12:10
Notícia
X

Nesta sexta-feira, 8 de outubro, é comemorado o Dia do Nordestino. A região já foi protagonista no futebol nacional em diversos momentos com conquistas e campanhas históricas. Atualmente, por exemplo, o Nordeste conta com 10 times nas duas principais divisões do Campeonato Brasileiro, representando 25% de todas as equipes, um recorde.

Na Série A, contamos com Sport, Bahia, Ceará e Fortaleza. Este último está tendo, até o momento, o melhor retrospecto da história de um clube nordestino na Era dos Pontos Corridos, ocupando a 4ª colocação da Primeira Divisão. 

Na Segundona, das seis equipes representadas, o CRB é o que vem fazendo a melhor campanha. Os alagoanos estão na 5ª posição, com a mesma pontuação do 4º e 3º colocados, muito próximos do G4 da competição.

Vamos relembrar alguns momentos marcantes do Nordeste no futebol brasileiro?

Bahia primeiro campeão brasileiro

A Taça Brasil de 1959 foi o primeiro grande torneio nacional, e reuniu os 15 principais campeões estaduais. Na grande decisão, foram necessários três jogos contra o Santos. No primeiro, o Esquadrão de Aço venceu o Peixe, por 3x2, em plena Vila Belmiro. Na segunda, o time de Pelé calou a Fonte Nova, vencendo por 2x0. O Bahia bateu o Santos por 3 x 1, no terceiro e decisivo jogo, disputado no Maracanã.

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Bahia campeão brasileiro de 1959 - REPRODUÇÃO DA INTERNET
Náutico vice-campeão brasileiro

A década de 1960 foram os anos de ouro do Náutico. Além do hexacampeonato pernambucano, o Timbu foi vice-campeão brasileiro em 1967. Os alvirrubros acabaram perdendo para o super time do Palmeiras por 2x0, no Maracanã, na decisão da Taça Brasil. No ano seguinte, os pernambucanos se tornariam a primeira equipe do Estado a participar de uma competição internacional, a Libertadores da América.

Santa Cruz 4º lugar na Série A

Se hoje o Santa Cruz vive um dos piores momentos da sua história, amargando a Quarta Divisão, na década de 1970, os tricolores tinham um baita time. Em 1975, a cobra coral terminou o Campeonato Brasileiro na 4ª colocação. O bom momento foi ratificado no ano seguinte, quando o time do Arruda conquistou o seu segundo Super Campeonato Pernambucano.

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Santa Cruz 4º lugar no Brasileirão de 1975 - REPRODUÇÃO DA INTERNET

Sport campeão brasileiro de 1987

Um dos maiores orgulhos da torcida rubro-negra é encher o peito e dizer que é campeã brasileira. O feito aconteceu em 1987. Um cruzamento entre os campeões e vices dos Módulos Verde e Amarelo estava previsto, mas Flamengo e Internacional decidiram não jogar contra Sport e Guarani. Com isso, a vitória por 1x0 diante do Bugre na Ilha do Retiro rendeu aos rubro-negros a primeira estrela dourada em seu escudo.

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Sport campeão brasileiro de 1987 - REPRODUÇÃO DA INTERNET

Bahia campeão brasileiro de 1988

O Bahia ratificou o domínio nordestino um ano após a conquista do Sport, vencendo o Campeonato Brasileiro de 1988. Na final, o Tricolor de Aço pegou o Internacional. No jogo de ida, na Fonte Nova, os baianos venceram por 2x1 e na volta, no Beira-Rio, seguraram o empate, garantindo o bicampeonato, até hoje inédito para um nordestino.

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Bahia campeão brasileiro de 1988 - REPRODUÇÃO DA INTERNET

Vices da Copa do Brasil

Antes do Sport conquistar a Copa do Brasil em 2008, três times nordestinos bateram na trave da competição e foram vice-campeões. A primeira vez aconteceu justamente com o Sport, em 1989, na primeira edição do torneio. O Grêmio acabou ficando com o título. Os gaúchos voltaram a ser algozes em 1994, quando tiraram o título do Ceará. O último vice aconteceu em 2010, quando o Vitória não conseguiu superar o super time do Santos, liderado por Neymar e os meninos da vila.

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Ceará vice-campeão da Copa do Brasil de 1994 - REPRODUÇÃO DA INTERNET

Vitória vice-campeão brasileiro

O Vitória fez uma grande campanha em 1993, chegando à final daquele Campeonato Brasileiro. Na decisão, os rubro-negros baianos acabaram sendo superados pelo Palmeiras, que conquistou o seu sétimo título nacional na ocasião.

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Vitória vice-campeão brasileiro de 1993 - REPRODUÇÃO DA INTERNET

Sport campeão da Copa do Brasil

Em 2008, o Sport conseguiu um feito histórico para o futebol nordestino, se tornando a primeira e única equipe da região à conquistar a Copa do Brasil. Após desbancar grandes favoritos como Palmeiras, Internacional e Vasco, o Leão fez valer o poder da Ilha do Retiro e tirou dois gols de vantagem na grande decisão contra o Corinthians.

JC IMAGEM
Sport campeão da Copa do Brasil de 2008 - JC IMAGEM

Destaque cearense na Copa do Nordeste

Desde que a Copa do Nordeste voltou a ser disputada em 2013, os cearenses vêm tendo posição de destaque na competição regional. Já são três títulos, sendo dois consecutivos: Fortaleza em 2019 e Ceará em 2020. O Vovô ainda levantou a taça em 2015 e foi vice em 2014 e 2021.

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Ceará campeão da Copa do Nordeste 2020 - REPRODUÇÃO DA INTERNET

Fortaleza de 2021

O Fortaleza vive uma das melhores fases da sua história. Campeão cearense de 2021, o Tricolor do Pici agora está fazendo uma campanha histórica na Série A. Os cearenses estão na 4ª colocação, na zona de classificação para a Libertadores. Esta é a melhor posição de uma equipe nordestina, até o momento, na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.

DIVULGAÇÃO/FORTALEZA
Fortaleza é o atual 4º colocado no Campeonato Brasileiro - DIVULGAÇÃO/FORTALEZA

Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor