Por que se comemora o Dia do Nordestino?
A data homenageia toda a riqueza cultural da região, que é composta por nove diferentes estados - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe
Nesta sexta-feira, 8 de outubro, comemora-se o Dia do Nordestino. A data homenageia toda a riqueza cultural da região, que é composta por nove diferentes estados - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe - e foi instituída em 2009 pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da lei 14.952.
- Dia do Nordestino: veja frases e mensagens para celebrar a data mais arretada do ano
- Dia do Nordestino: a importância de contar o Nordeste pela nossa própria história
Por que é comemorado o Dia do Nordestino?
A data foi estabelecida em 2009, devido a uma votação da câmara de vereadores de São Paulo. A medida não é válida para o território nacional, mas foi adotada por muitos estados, informalmente, para celebrar o motivo comemorado.
O dia 8 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. O artista é consagrado como um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por cantores como Luiz Gonzaga.
No entanto, em 2019, a lei 17.145 revogou o texto original e alterou a homenagem aos nordestinos para o dia 2 de agosto - dia em que morreu o pernambucano Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’ -. O artista foi responsável por popularizar a cultura do forró por todo o Brasil.
Seja no dia 8 de outubro ou 2 de agosto, celebrar a cultura, história e existência do povo nordestino é importante para prestigiar essa região bastante heterogênea em sua dialética, culinária, costumes e jeito de ser.
Orgulho de Ser Nordestino
A celebração comemora a existência dos mais de 56 milhões de habitantes da segunda região mais populosa do país como forma de reforçar o orgulho às raízes e afrontar a xenofobia. Ainda há quem tente diminuir o povo da região pelos sotaques, seca e condições socioeconômicas, baseado em desinformação e preconceito.
Na contramão da xenofobia, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) lança nesta sexta-feira (8) a campanha "Orgulho de Ser Nordestino", como forma de prestigiar e exaltar a região. Durante todo o mês de outubro, o público poderá acompanhar variadas programações a respeito da inciativa, na TV Jornal e Rádio Jornal. Além de interagir pelas redes sociais com posts específicos com o tema para mostrar a diversidade e riqueza da região. Baixe o vídeo aqui.
View this post on Instagram