OUTUBRO ROSA

Além do Outubro Rosa: Náutico quebra barreiras do preconceito com camisa da campanha

O Náutico pode usar a camisa rosa no próximo domingo (24), no jogo contra o Vasco

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 22/10/2021 às 9:30 | Atualizado em 22/10/2021 às 9:30
Notícia
X

Por mais simples que pareça, uma camisa rosa no futebol é motivo para muita polêmica. Os clubes, porém, tem tentado deixar para trás esse preconceito encorpando a campanha do Outubro Rosa, que conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O Náutico, por exemplo, é um dos clubes que está disposto a mais do que lançar uma camisa rosa, quebrar preconceitos.

>> Náutico lança camisa rosa para celebrar mês de conscientização do câncer de mama

>> Goleiro do Náutico usará camisa de campanha do Outubro Rosa em jogo contra o Vasco; saiba mais

O uniforme foi oficialmente lançado na última quarta-feira (19), Dia Internacional da Luta Contra o Câncer de Mama. Esta não foi a primeira vez que o Timbu aderiu à causa, mas é a primeira vez que o alvirrubro amplia o alcance da ação. 

> Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter

"Em 2018 lançamos a primeira camisa rosa para promover essa reflexão do Outubro Rosa e esse ano ele é mais especial ainda porque em 2018 a gente só lançou a versão feminina. Agora, a gente lança a versão feminina e masculina também porque a gente tem que acabar com algumas resistências que ainda existem em relação a associar a cor rosa ao futebol e as homens. A gente precisa enfrentar esse desafio que ainda faz parte da nossa realidade. O que eu estou mais feliz nesse momento é de estar vestindo a camisa rosa do Náutico porque ela é para homens e para mulheres", explicou Edgar Andrade, diretor de Marketing do clube. 

A camisa é uma edição limitada, custa R$ 139 e está disponível em todas as lojas Timbushop, a loja oficial do Náutico.

Ainda de acordo com Edgar, havia receio do departamento comandado por ele em apresentar a ideia da camisa para o conselho - dado o histórico de preconceito no futebol. Entretanto, a camisa foi bem recebida. "Eu sinto que a gente está num processo de evolução da nossa sociedade. Ainda têm muitas barreiras para serem derrubadas, muitos desafios para a gente enfrentar, mas eu estou otimista", disse. "Acho muito importante reforçar que o Outubro Rosa tem um destaque maior para as mulheres que são maiores vítimas do câncer de mama, mas que os homens também precisam fazer o autoexame, precisam se prevenir também e a gente precisa reforçar mais essas campanhas. A gente precisa chegar mais junto das pessoas e o futebol pode ser uma ferramenta poderosa de comunicação também", acrescentou. 

Esse processo de evolução pode ter ainda um outro momento expressivo. No próximo domingo (24), o Náutico enfrenta o Vasco, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e pode jogar com a camisa do Outubro Rosa. O clube solicitou à Confederação Brasileira de Futebol a autorização para fazer o jogo com o padrão e aguarda uma resposta da entidade. Caso o retorno da CBF não seja positivo, pelo menos o goleiro Anderson usará a camisa rosa, segundo confirmou o presidente Edno Melo à reportagem do Blog do Torcedor, na última quinta-feira (21).  

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor