Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol do Brasil e do mundo, basquete, NFL e todos os esportes
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, futebol nacional e internacional. Basquete, NFL, Fórmula 1 e todos os esportes Com análise, interatividade e opinião

BALLON D'OR

Merecido? Veja o desempenho do Top 5 da lista vazada da Bola de Ouro em 2021

Uma suposta lista com o resultado da votação da Bola de Ouro acabou vazando na última quarta-feira (27)

Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 28/10/2021 às 14:54 | Atualizado em 08/04/2022 às 15:31
DIVULGAÇÃO
O vencedor do prêmio Bola de Ouro 2021 será anunciado nesta segunda-feira (29). - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O prêmio individual de maior renome no futebol mundial, a Bola de Ouro será entregue ao jogador mais votado como melhor do mundo de 2021 (de janeiro até novembro) pela revista France Football.

Mas o mistério, que seria revelado apenas no dia 29 de novembro, já pode ter sido desvendado após o vazamento de uma lista que mostra os nomes dos finalistas em ordem de colocação.

No documento, o polonês Robert Lewandowski teria sido o mais votado para receber o troféu, seguido por Lionel Messi (2º), Karim Benzema (3º), Mohamed Salah (4º) e Jorginho (5º) fechando o Top 5 do vazamento.

Mas o vazamento acabou não sendo certeiro e Lionel Messi superou Jorginho e Lewandowski para levantar sua sétima Bola de Ouro. 

 

Mas a lista, sendo verdadeira, faz sentido? Craque do Bayern de Munique, Lewandowski segue sendo um fenômeno nas artilharias.

O atleta venceu o prêmio The Best da Fifa no ano passado e chegou como um nome forte para a Bola de Ouro deste ano. Vale lembrar que a premiação da France Football de 2020 foi cancelada, então o último vencedor do troféu é o argentino Lionel Messi, que conquistou a sua sexta Bola de Ouro em 2019.

Para passar o desempenho dos cinco melhores colocados a limpo, veja o desempenho de Lewandowski, Messi, Benzema, Salah e Jorginho em 2021.

O Top 5:

5º - Jorginho (Chelsea)
Números em 2021: sete gols, três assistências.
Títulos: Eurocopa 2020 (Itália), Liga dos Campeões e Supercopa da Uefa.

Volante ítalo-brasileiro, Jorginho foi umas das peças-chaves na conquista do Chelsea na Liga dos Campeões e Supercopa da Uefa, além da conquista da Eurocopa com a seleção italiana nesta temporada.

Entre as premiações da temporada 2020/21, Jorginho recebeu o prêmio Uefa de Melhor Jogador da Europa, superando o belga De Bruyne, do Manchester City, e o francês Kanté, seu colega do Chelsea. 

MATT DUNHAM / POOL / AFP
Jorginho cobrou o último pênalti que deu o título da Euro 2020 para a seleção italiana - MATT DUNHAM / POOL / AFP

4º - Mohamed Salah (Liverpool)
Números em 2021: 32 gols, oito assistências

Principal jogador do Liverpool, o egípcio Mohamed Salah não teve uma temporada 2020/21 que chamou a atenção como tem chamado no início da temporada 2021/22.

No primeiro semestre, o atacante ajudou os Reds a chegar na terceira colocação da Premier League e não teve outros grandes êxitos. Já na atual temporada, Salah é o artilheiro da liga inglesa com 10 gols marcados, além dos cinco já anotados na Liga dos Campeões.

Reprodução/ Instagram
Na atual temporada, Salah já disputou 12 jogos e marcou 15 gols com a camisa dos Reds - Reprodução/ Instagram


3º - Karim Benzema (Real Madrid)
Números em 2021: 35 gols, 14 assistências.
Título: Liga das Nações (França).

O ano de 2021 foi importante para o atacante Benzema, que reencontrou seu caminho na seleção francesa, sendo um dos principais atletas ofensivos do time de Didier Deschamps e, mais tarde, conquistando a Liga das Nações com a França.

No primeiro semestre, Benzema foi vice-campeão da La Liga com o Real Madrid, ficando apenas dois pontos atrás do campeão Atlético de Madrid. Na Liga dos Campeões, o clube merengue caiu nas semifinais.

LLUIS GENE / AFP
Benzema é o principal destaque do Real Madrid na temporada - LLUIS GENE / AFP

2º - Lionel Messi (Barcelona/Paris Saint-Germain)
Números em 2021: 40 gols e 14 assistências.
Títulos: Copa América (Argentina) e Copa do Rei.

Lionel Messi fez o futebol mundial virar de ponta-cabeça em 2021. Além de manter uma alta marca de participação em gols, levou o Barcelona ao título da Copa do Rei e conseguiu, enfim, trazer um título para a seleção argentina.

Como se não bastasse quebrar uma seca de 28 anos da Albiceleste, o camisa 10 trocou de clube pela primeira vez na carreira profissional, se despedindo do Barcelona e assinando com o PSG. No clube parisiense, Messi marcou três gols em sete jogos.

AFP
Messi lidera a seleção Argentina, que está invicta há 25 jogos - AFP

1º - Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
Números em 2021: 57 gols, oito assistências.
Títulos: Bundesliga, Mundial de Clubes e Supercopa da Alemanha.

Suposto vencedor da premiação, o polonês Robert Lewandowski tem motivos de sobra para levar o troféu para casa.

Autor de 54 gols na temporada, o atacante levou a Bundesliga, o Mundial de Clubes da Fifa, além da Supercopa da Alemanha com o Bayern de Munique. O atacante também recebeu a Chuteira de Ouro de 2020/21 por ter sido o artilheiro do continente.

Nesta temporada, Lewadowski já marcou 10 gols na Bundesliga e oito na Liga dos Campeões.

FRANCK FIFE/AFP
O polonês Robert Lewandowski levou o prêmio The Best da Fifa em 2020 - FRANCK FIFE/AFP

OS 30 CONCORRENTES

No dia 8 deste mês, a revista France Football divulgou a lista com os 30 nomes que estão concorrendo ao troféu, depois da votação de diversos jornalistas internacionais. Um detalhe curioso é que apenas um brasileiro está na lista, o que preocupa quando o assunto é seleção brasileira.

Somente o atacante do PSG, Neymar, fez parte da lista que conta com outros craques como Robert Lewandowski, atual detentor do prêmio, Cristiano Ronaldo - que tem cinco - e Lionel Messi, que é o recordista com seis prêmios.

Neymar, de 29 anos, já ficou entre os três finalistas em 2017 - ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo - mas acabou em terceiro lugar. Já Cristiano Ronaldo levou o prêmio.

Mohamed Salah já está no nível dos grandes astros do futebol da Europa? Veja o debate no Liga do Escrete

 

Confira a lista:

  • Riyad Mahrez (Manchester City)
  • N'Golo Kanté (Chelsea)
  • Erling Haaland (Borussia Dortmund)
  • Leonardo Bonucci (Juventus)
  • Mason Mount (Chelsea)
  • Harry Kane (Tottenham)
  • Gianluigi Donnarumma (Milan / PSG)
  • Karim Benzema (Real Madrid)
  • Raheem Sterling (Manchester City)
  • Nicolò Barella (Inter de Milão)
  • Lionel Messi (Barcelona / PSG)
  • Bruno Fernandes (Manchester United)
  • Pedri (Barcelona)
  • Luka Modric (Real Madrid)
  • Giorgio Chiellini (Juventus)
  • Kevin De Bruyne (Manchester City)
  • Neymar (PSG)
  • Rúben Dias (Manchester City)
  • Lautaro Martínez (Inter de Milão)
  • Simon Kjaer (Milan)
  • Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
  • Jorginho (Chelsea)
  • Mohamed Salah (Liverpool)
  • César Azpilicueta (Chelsea)
  • Romelu Lukaku (Inter de Milão / Chelsea)
  • Cristiano Ronaldo (Juventus / Manchester United)
  • Gerard Moreno (Villarreal)
  • Phil Foden (Manchester City)
  • Kylian Mbappé (PSG)
  • Luis Suárez (Atlético de Madrid)

Lewandowski lidera artilharia europeia

Melhor do Mundo em 2020, o atacante segue como grande favorito, status que mantém graças a atuações como a de terça-feira, na goleada do Bayern sobre o Benfica por 5 a 2, pela Liga dos Campeões. Lewandowski anotou três gols e deu uma assistência. A inspirada performance apenas confirmou sua boa fase.

O atacante domina a artilharia na Europa. Tem o maior número de gols na própria competição europeia (8 em quatro partidas), no Campeonato Alemão (12 em 10 rodadas) e está à frente dos respectivos artilheiros dos demais grandes torneios nacionais.

O egípcio Mohammed Salah, por exemplo, é o maior goleador do Campeonato Inglês no momento, com 10 gols. Karim Benzema e Ciro Immobile lideram na Espanha e Itália, com nove gols cada. E, na França, soma oito.

Comentários

Últimas notícias