Tite se pronuncia sobre o caso de homofobia do atleta Maurício Souza
Técnico da seleção brasileira de futebol, Tite se posicionou sobre o tema repercutido durante a semana
O caso Maurício Souza, do vôlei, voltou a entrar em pauta na manhã desta sexta-feira (29). Desta vez na coletiva da convocação da seleção brasileira para os próximos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Treinador da seleção, Tite foi perguntado sobre a postura que ele e a CBF teria em casos como o do ex-atleta do Minas Tênis Clube. O técnico não detalhou o caso, mas se posicionou sobre o tema em questão.
"Todo o preconceito, e me foi perguntado a respeito em relações raciais há algum momento atrás em relação aos técnicos negros... Todo o preconceito não deve existir. Estamos num processo de sociedade de igualdade. Seja ele de cor, raça, sexo e tudo mais", ressaltou Tite.
Confira a coletiva na íntegra:
>> Tite divulga lista dos convocados para dois próximos jogos da seleção brasileira
>> Criticando a "lacração", Maurício Souza chega a 1 milhão de seguidores
Entenda o caso
Há cerca de duas semanas, a DC Comics informou que o novo Superman, filho de Clark Kent, seria bissexual. Maurício então fez uma postagem em sua conta pessoal no Instagram criticando a decisão da DC. "A é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar... (Sic)", escreveu o jogador na publicação.
>> Novo "Superman" adolescente assume ser bissexual em HQ da DC Comics
O post de Maurício teve grande repercussão, tanto negativa quanto em apoio a ele. Entre os nomes que reprovaram o comentário, estava o ponteiro Douglas Souza, companheiro de Maurício na seleção brasileira. Douglas, que é gay, postou na rede social a mesma imagem que Maurício Souza e afirmou: "Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade pra sua heterossexualidade frágil".
Ao longo das últimas duas semanas, Maurício fez uma postagem sem mencionar Douglas, mas que parecia ser para o ponteiro, já que dizia na legenda: "Pra cima de mim, não! Aqui é frágil igual esticador de canto de cerca!". O central fez ainda uma postagem com teor transfóbico. Maurício é conhecido por ter um perfil conservador e apoiador do presidente Jair Bolsonaro.
> Quem será o primeiro 'Superman' negro? Produção com Michael B. Jordan foi aprovada pelo HBO Max
Na última segunda-feira (25), o Minas Tênis Clube se manifestou afirmando que respeita a opinião de cada atleta, mas não aceita manifestações homofóbicas de jogadores que vestem a camisa do clube. Na terça-feira (26) o afastamento do jogador foi anunciado e a demissão acabou vindo na quarta-feira (27).