Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol em Pernambuco, do Nordeste, Brasil e do mundo
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, além do futebol nacional e internacional. Com análise, interatividade e opinião

AFLITOS

Diógenes Braga vence eleição com grande vantagem e será próximo presidente do Náutico

Com as seis urnas apuradas, Diógenes Braga foi eleito pela maioria dos sócios alvirrubros na eleição deste domingo com 1.069 votos (76%)

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 05/12/2021 às 19:16
Notícia
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Diógenes Braga vence eleição com grande vantagem e será próximo presidente do Náutico - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

Com informações de Carolina Fonsêca

Vice-presidente executivo e homem forte do futebol na gestão de Edno Melo desde 2018, Diógenes Braga é o novo mandatário do Náutico. Candidato da situação pela chapa Avança Náutico, ele foi eleito com 1.069 votos (76%), em pleito realizado das 8h às 17h deste domingo (5) na sede do estádio dos Aflitos. Diógenes Braga será presidente do Náutico para o biênio 2022/2023 e terá como vice Luiz Filipe Figueirêdo. 

Pela primeira vez em seis anos o clube teve um bate-chapa e com três candidaturas na disputa. Mas se em 2015 Marcos Freitas venceu a disputada eleição com Edno Melo por uma diferença de 10 votos, desta vez a vantagem foi por uma grande margem. Candidato pela chapa Inova Náutico, Plínio Albuquerque teve 230 votos (16,4%). Já Bruno Becker, da Náutico Sustentável, teve 107 votos (7,6%. 

Náutico comprou vaga no Nordestão? Veja o que Diógenes Braga disse sobre comprovante de depósito ao Salgueiro, que circula nas redes

Técnico do Náutico Hélio dos Anjos diz que presidente de clube não tem que cuidar de detalhes: "Tem que fazer tremer"

A apuração se iniciou pouco depois do encerramento da votação. Da lacração das urnas, até o início da contagem, tudo ocorreu de maneira muito rápida e sem tumulto. Dois representantes de cada chapa puderam acompanhar a comissão eleitoral durante o processo de verificação das fichas.

Plínio Albuquerque fez questão de ser uma dessas pessoas do seu grupo. Diógenes Braga preferiu ficar com os apoiadores no salão social, enquanto Bruno Becker sequer ficou para a contagem, se retirando antes. Cada vez que o resultado era divulgado, havia muita comemoração da chapa da situação.

"Meu sentimento é de um reconhecimento do que foi feito nesses últimos quatro anos. Uma gestão que teve sempre no fio da navalha e nunca abandonando suas bandeiras. E conseguimos três títulos, revelamos jogadores. Entendo que esses números trazem confiança e também responsabilidade de substituir o grande presidente que foi Edno Melo", disse Diógenes Braga.  

DESAFIOS

Diógenes Braga vai tocar o Náutico em uma temporada na qual o Timbu vai tentar o bicampeonato pernambucano e o inédito título da Copa do Nordeste, cujo sorteio ocorre nesta segunda-feira (5). Além disso, terá de novo a Copa do Brasil no calendário e a Série B do Campeonato Brasileiro. A expectativa é para a continuidade do técnico Hélio dos Anjos, que renovou seu contrato. 

Caso de assédio no Náutico: nova advogada de Errisson Melo se pronuncia pela primeira vez

Afirmação de ex-presidente Lula em podcast sobre "ter fundado o Náutico" repercute de forma equivocada; entenda

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Diógenes Braga vence eleição e será o próximo presidente do Náutico - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

PERFIL

Diógenes Braga tem 46 anos, é médico veterinário e empresário no ramo do agronegócio. O envolvimento dele com os bastidores do clube teve início em 2014, quando se tornou conselheiro. Antes disso "era um torcedor de arquibancada", como ele mesmo definiu. Em 2015, Braga integrou pela primeira vez a diretoria de futebol do Náutico e em 2016 foi eleito conselheiro outra vez, exercendo a função até 2017.

A segunda passagem de Diógenes pelo Conselho Deliberativo foi marcada pela convocação feita por ele para a Assembleia Geral que determinou a volta dos jogos do Náutico ao estádio dos Aflitos. Neste processo, inclusive, o candidato integrou a comissão paritária, sendo titular da pasta comercial da comissão, onde ficou até ser eleito vice-presidente do clube, junto com Edno Melo como presidente. Ainda como conselheiro nos anos de 2016 e 2017, Diógenes também presidiu a Comissão de Futebol do Conselho Deliberativo.

Veja a entrevista de Diógenes Braga ao Blog do Torcedor

RESULTADOS POR URNA:

Primeira urna: 243 votos 

Diógenes Braga: 181

Plínio Albuquerque: 44

Bruno Becker: 16

Nulos: 2 

Segunda urna: 238 votos

Diógenes Braga: 177

Plínio Albuquerque: 37

Bruno Becker: 24

Terceira urna: 209 votos

Diógenes Braga: 161

Plínio Albuquerque: 32

Bruno Becker: 15

Nulo: 1

Quarta urna: 227 votos

Diógenes Braga: 176

Plínio Albuquerque: 31

Bruno Becker: 19

Nulo: 1

Quinta urna: 233 votos

Diógenes Braga: 173

Plínio Albuquerque: 37

Bruno Becker: 21

Nulos: 2 

Sexta urna: 262 votos

Diógenes Braga: 201

Plínio Albuquerque: 49 

Bruno Becker: 12

Total das seis urnas: 1.406 votos válidos

Diógenes Braga: 1.069 (76%)

Plínio Albuquerque: 230 (16,4%)

Bruno Becker: 107 (7,6%)

Brancos e nulos: 6

Comentários

Últimas notícias