Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol do Brasil e do mundo, basquete, NFL e todos os esportes
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, futebol nacional e internacional. Basquete, NFL, Fórmula 1 e todos os esportes Com análise, interatividade e opinião

AUTOMOBILISMO

Verstappen supera Hamilton e conquista pole do GP de Abu Dhabi

Quem pontuar mais no domingo será o campeão

AFP Marcelo Aprígio
AFP
Marcelo Aprígio
Publicado em 11/12/2021 às 12:22
KAMRAN JEBREILI / POOL / AFP
O holandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou a pole position neste sábado (11) no último Grande Prêmio da temporada de Fórmula 1 - FOTO: KAMRAN JEBREILI / POOL / AFP
Leitura:

O holandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou a pole position neste sábado (11) no último Grande Prêmio da temporada de Fórmula 1, em Abu Dhabi, à frente do britânico Lewis Hamilton (Mercedes), seu adversário na disputa do campeonato, em que estão empatados em pontos.

> Saiba quem é a brasileira que namora com Max Verstappen, vencedor da F-1

Quem pontuar mais no domingo será o campeão. No entanto, se um for 9º e o outro 10º com a volta mais rápida, marcando dois pontos cada, ou se nenhum deles pontuar, terminando fora do Top 10, ou abandonar, eles ainda terminarem empatados. Porém, Verstappen conquistará o título por ter mais vitórias nesta temporada.

Mercedes e Red Bull também disputam o título de construtores. A escuderia alemã é favorita com 28 pontos de vantagem e um máximo de 44 disponíveis.

O britânico Lando Norris (McLaren) ficou com a terceira posição na pole à frente do segundo Red Bull, o mexicano Sergio Pérez. O espanhol Carlos Sainz Jr (Ferrari) e a segunda Mercedes, do finlandês Valtteri Bottas, apenas sexto colocado, vão largar da terceira fila neste domingo, às 17h locais (10h de Brasília).

Completam o Top 10 o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), o japonês Yuki Tsunoda (AlphaTauri), o francês Esteban Ocon (Alpino) e o australiano Daniel Ricciardo (McLaren).

O circuito Yas Marina teve domínio da Mercedes entre 2014 e 2019, com seis poles e seis vitórias. Mas em 2020, Verstappen surpreendeu ao conquistar a pole e vencer a corrida. Em 2021, ainda tem um elemento de incerteza: o traçado foi modificado com o objetivo de ser mais rápido e mais propício para ultrapassagens.

O circo da F1 vai se despedir do finlandês Kimi Räikkönen (Alfa Romeo), que se aposenta após 19 temporadas, desde 2001, e um título mundial com a Ferrari em 2007. O finlandês largará em décimo oitavo lugar no grid.

Grid de largada:

1ª fila:

Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda)

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

2ª fila:

Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)

Sergio Pérez (MEX/Red Bull-Honda)

3ª fila:

Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

4ª fila:

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Honda)

5ª fila:

Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)

Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)

6ª fila:

Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault)

Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Honda)

7ª fila:

Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo Racing-Ferrari)

8e fila:

Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes)

Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)

9ª fila:

George Russell (GBR/Williams-Mercedes)

Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo Racing-Ferrari)

10ª fila:

Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)

Nikita Mazepin (RUS/Haas-Ferrari)

 

 

./bds/pel/jld/psr/aam

Últimas notícias