PROTESTO

Mercedes entra com recurso para tentar tirar título de Max Verstappen na Fórmula 1

A corrida aconteceu neste domingo (12)

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 12/12/2021 às 13:33 | Atualizado em 12/12/2021 às 17:14
Notícia
X

Com agências

A Mercedes decidiu entrar com um recurso contra Max Verstappen e o resultado do GP de Abu Dhabi, realizado neste domingo (12), segundo o portal UOL. O holandês venceu a corrida e conquistou seu primeiro título da carreira na Fórmula 1.

>> Max Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta, vence GP de Abu Dhabi e é o campeão da Fórmula 1

>> Fórmula 1: Max Verstappen e Lewis Hamilton, uma rivalidade que foi amadurecendo

> Saiba quem é a brasileira que namora com Max Verstappen, vencedor da F-1

Quando restavam cinco voltas para o fim da prova decisiva o safety car precisou ser acionado, após um acidente envolvendo Nicholas Latifi. No momento, Hamilton liderava a prova. A pista foi liberada apenas na volta final, e Verstappen conseguiu a ultrapassagem, já que a interrupção diminuiu a vantagem do britânico e permitiu a aproximação. Os acontecimentos levaram a Mercedes a reclamar de questões relacionadas a procedimentos de relargada determinados pelos artigos 48.8 e 48.12 do Regulamento Esportivo da FIA.

>> A marca Hamilton, de "showman" a "empreendedor social"

>> Max Verstappen, astro e máquina de fazer dinheiro na Holanda

Em uma postagem no Instagram, a Mercedes afirmou que foi roubada. 

"Como, sem dúvida, foi relatado, apresentamos um protesto formal dentro do intervalo de tempo exigido de 30 minutos após o final da corrida. Não faremos nenhum comentário adicional sobre os detalhes até a condução da audiênciA", disse um porta-voz da Mercedes em comunicado à imprensa.

O artigo 48.12 indica que o safety car precisa sair da pista apenas após os retardatários ultrapassarem o primeiro colocado. A equipe alemã questiona o fato de apenas cinco pilotos terem recebido autorização do diretor da prova, Michael Masi, para fazer a ultrapassagem.

Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel, que estavam entre os líderes, foram os nomes autorizados, enquanto os outros não puderam passar. Em um primeiro momento, Masi evitou autorizar as ultrapassagens, mas mudou de decisão após questionamento da Red Bull. O argumento da Mercedes é que todos os retardatários deveriam ter recebido a autorização.

"Se o diretor de prova considerar seguro fazê-lo, e a mensagem ‘carros retardatários podem agora ultrapassar’ for enviada a todos os competidores através do sistema oficial de mensagem, qualquer carro que tiver sido ultrapassado em uma volta pelo líderes serão requisitados a ultrapassar os carros na volta de liderança e o Safety Car. Isso se aplicará apenas aos carros que foram ultrapassados no momento que cruzaram a linha ao fim da volta durante a qual eles cruzaram a primeira linha do Safety Car pela segunda vez após o Safety Car ter sido acionado", diz um trecho da regra.

Além da questão dos retardatários, a Mercedes alega que Verstappen posicionou o carro à frente de Hamilton na curva 12, pouco antes da relargada. Na interpretação da equipe alemã, isso teria caracterizado uma tentativa de ultrapassagem com o Safety Car na pista e, portanto, seria uma infração do artigo 48.8, que diz "nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista, incluindo o Safety Car, até que ele passe a linha pela primeira vez após o Safety Car retornar aos boxes.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, foi questionado sobre o assunto, mas preferiu não dizer muitas palavras. "Estamos decepcionados com o protesto, mas confiamos na FIA", limitou-se a dizer.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor