Robinho será preso?

Caso Robinho: Justiça italiana encaminha pedido de extradição do jogador

Jogador foi condenado a nove anos de prisão no último dia 19 de janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 31/01/2022 às 10:03 | Atualizado em 31/01/2022 às 11:03
Notícia
X

Condenado a nove anos de prisão pelo crime de violência sexual em grupo pela justiça italiana desde o dia 19 de janeiro, o atacante Robinho ainda está livre e não cumpre a pena, pois foi aplicada por outro ordenamento jurídico que não o brasileiro, o que dificulta sua execução.

Robinho: condenado por estupro, ex-Santos pode ser preso em mais de 100 países

Cuca, Neymar, CR7...: Além de Robinho, confira outros atletas acusados de estupro

Apesar disso, foi registrado, nesta segunda-feira (31), na Procuradoria de Milão, na Itália, o pedido de execução da pena contra o jogador e seu amigo Ricardo Falco, condenado pelo mesmo crime. 

Para ser preso, Robinho ou teria que ser extraditado ou a justiça brasileira teria que homologar a condenação italiana. Ambas as hipóteses são improváveis, já que a Constituição Federal não permite a extradição de brasileiros e o código penal, em seu artigo 9.°, limita as hipóteses de homologação no Brasil de sentença penal estrangeira apenas para reparação do dano ou aplicação de medida de segurança.

A medida tomada pela justiça italiana é o primeiro dos passos para oficializar um pedido de extradição e de um mandado de prisão internacional. Segundo jornal italiano Corriere Della Sera, isso acontecerá após coleta de documentos para confirmar a identidade dos condenados, quando será feito o pedido de extradição ao Ministério da Justiça brasileiro.

Apesar de estar em liberdade no Brasil, Robinho poderá ser preso caso viaje para fora do País.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor