Jogos Olímpicos

Olimpíadas: COI pode retirar esportes tradicionais dos Jogos de 2028

Federações ainda podem mudar decisão e participarem dos Jogos de Los Angeles

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Wagner

Publicado em 03/02/2022 às 11:54
Notícia
X

As Olimpíadas de 2028, que serão realizadas na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, não devem contar com esportes bem tradicionais aos amantes do esporte. Nesta quinta-feira (3), o Comitê Olímpico Internacional (COI) formalizou o programa esportivo sem levantamento de peso, boxe e pentatlo.

Esse programa inicial não significa que os esportes estão totalmente fora. As federações ainda podem mudar esse cenário até 2023.

O COI vem exigindo práticas de transparências e governança das federações, principalmente no que diz respeito ao doping, equilíbrio financeiro e julgamento esportivo. Isso no caso do boxe e levantamento de peso.

No caso do pentatlo, a cobrança é maior para que o esporte fique mais atrativo ao público e que tenha custo reduzido. Já para os Jogos de Paris, em 2024, o hipismo será retirado do pentatlo como forma de reduzir custos.

OUTROS SEGUEM

Por outro lado, esportes que caíram no gosto popular em Tóquio, como Surfe, Skate e Escalada, seguem no programa até Los Angeles.

IMPACTO NO BRASIL

O Brasil pode ser um dos impactados com essa decisão. Nos Jogos de Tóquio, por exemplo, levou três medalhas (um ouro, uma prata e um bronze) no boxe. Em 2012, em Londres, foi bronze no pentatlo com Yane Marques.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor