É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A modernização cada vez mais avança no futebol e, além das formas de gestão, a identidade visual dos clubes vem mudando, o que afeta estádios, uniformes e até mesmo o escudo.
A mudança, no entanto, é pontual e trata-se de uma modernização do modelo usado anteriormente e passa longe de mudanças drásticas como as que passaram a Juventus, na Itália, e o Athletico Paranaense, aqui no Brasil e faz jus à justificativa do clube que falou em "nova identidade com essência de sempre".
A principal mudança se dá pela ausência dos "contornos" ou "molduras" pretas no escudo, que foram removidos. Em compensação, as bordas do escudo, em preto, agora são mais grossas. O mesmo acontece com a tradicional faixa vermelha, que também ocupa um maior espaço no escudo.
O secretário geral do clube, Stefano Di Carlo, falou sobre a mudança.
"'Abordamos esse projeto sob dois aspectos: o técnico, onde tinhamos que fazer essas aplicações em milhares de mídias diferentes, mas sempre resultando na mesma marca, onde o escudo sempre tivesse a mesma aparência. E o simbólico: fazer com que seus três elementos fundamentais: o alvo, a faixa vermelha e o CARP encontrassem sua melhor expressão'', disse.
Ainda não foi informado se o novo escudo já será implementado no uniforme da atual temporada ou se apenas na próxima.
Formado em Jornalismo pela Univesidade Católica de Pernambuco.
Atualmente trabalha como Repórter de esportes do Sistema Jornal do Commercio. Interesse por coberturas de futebol nacional, internacional e Fórmula 1.