Champions League

Guerra entre Rússia e Ucrânia pode cancelar a Champions League? Entenda

Tropas russas invadiram a Ucrânia nesta quinta-feira (24) e Europa vive clima de tensão

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 24/02/2022 às 9:24 | Atualizado em 24/02/2022 às 11:02
Notícia
X

Tropas russas invadiramUcrânia nesta quinta-feira (24) e uma guerra entre os dois países é cada vez mais iminente. No entanto, em função de uma série de alianças políticas internacionais, o conflito pode afetar outros países da Europa e do mundo.

Diversos líderes de países europeus, bem como o presidente americano Joe Biden, já deram declarações repudiando as ações promovidas pela Rússia e pelo seu presidente, Vladimir Putin.

É importante frisar que, até o presente momento, não há nenhuma confirmação de envolvimento direto de outros países europeus no conflito, nem sequer houve a declaração de guerra por parte da Rússia a Ucrânia, se tratando de uma "operação militar especial", segundo autorização de Putin.

Tampouco há, ainda, posicionamentos de ligas, que não a ucraniana, que suspendeu indefinidamente o Campeonato Ucraniano. Nem da Uefa, em relação a suspender, cancelar ou adiar jogos de seus campeonatos locais ou das competições como ChampionsEuropa, Liga Europa e Conference League.

MUDANÇA NA FINAL DA CHAMPIONS

A única medida já cogitada e que é provável de se confirmar nos próximos dias é a da alteração do local da final da Champions League desta temporada (2021-22), marcada para o dia 28 de maio, na Gazprom Arena, em São Petesburgo, na Rússia, que fica a cerca de 1000 km do leste da Ucrânia, onde estão concentrados os conflitos entre os dois países.

Segundo a mídia britânica, a Uefa analisa a mudança do local e Wembley, em Londres, seria o favorito para receber a partida.

EXEMPLOS DE COMPETIÇÕES ADIADAS POR GUERRAS

Embora não haja, como já dito acima, nenhuma declaração no sentido de cancelar qualquer competição que não o campeonato ucraniano, já existem precedentes históricos que ligam o alerta para um possível adiamento, suspensão ou até cancelamento de competições esportivas, confira exemplos:

Copa do Mundo 1942 e 1946

A Copa do Mundo é a competição mais importante do futebol e coloca países de todo o mundo na disputa pela glória de campeã mundial. Tendo sido realizada desde 1930, a competição organizada pela Fifa só não aconteceu em 1942 e em 1946, em função da Segunda Guerra Mundial, que durou entre 1939 1945.

A competição voltou a ser disputada em 1950, no Brasil e nunca mais precisou ser adiada, se resumindo à mudança de sede da Colômbia para o México em 1986 pelo primeiro país se declarar incapaz de organizar o campeonato.

Jogos Olímpicos 1916, 1940 e 1944

Se a Copa do Mundo é o maior evento futebolístico, as Olímpiadas são o maior evento esportivo, como um todo, do mundo. Com a primeira edição da era moderna acontecendo em 1896, os jogos só não aconteceram, em seus 126 anos de história em função das duas grandes guerras.

Os jogos de 1916 seriam realizados em Berlim, na Alemanha, mas foram cancelados em função da Primeira Guerra Mundial, que durou entre 19141918.

Já as edições de 1940, que seriam realizados em Tóquio, no Japão, e os de 1944, que teriam Londres, na Inglaterra, como palco, foram adiados em função da Segunda Guerra Mundial.

Champions League já foi cancelada?

A Champions teve sua primeira edição disputada em 1955, dez anos após a Segunda Guerra Mundial. De lá pra cá, a competição não foi cancelada em nenhuma oportunidade, se restringindo ao adiamento recente ocorrido na temporada 2019-20 em função da pandemia de covid-19.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor