GUERRA RÚSSIA UCRÂNIA

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Jogadores brasileiros falam de "angústia" e pedem ajuda para retornar ao Brasil; veja vídeo

Atletas buscam voltar ao Brasil após iminente guerra entre Rússia e Ucrânia

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Neukranz

Publicado em 24/02/2022 às 8:01 | Atualizado em 24/02/2022 às 12:39
Notícia
X

Após os ataques proferidos à Ucrânia pela Rússia na madrugada dessa quinta-feira (24), jogadores de Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetsk se reuniram em um hotel para se proteger e tentar viabilizar suas saídas do país.

Através de um vídeo divulgado nas redes sociais, os jogadores relatam a situação de desespero e revelam falta de combustível na cidade e o fechamento das fronteiras e do espaço aéreo. Os brasileiros pedem apoio do Governo Federal para viabilizar o retorno dos atletas.

Entenda a possível guerra entre Ucrânia e Rússia

Durante a madrugada desta quinta (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar em solo ucraniano. A medida veio após uma série de conflitos iniciada pela tentativa da Ucrânia em fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Os ataques surgem após diversas ameaças e Putin desmerecer a nação da Ucrânia, que era parte da antiga União Soviética, que caiu em 1991.

Campeonato Ucraniano suspenso

A Federação Ucraniana de Futebol anunciou, em conjunto com a organização da liga, a suspensão do Campeonato Ucraniano. Sem partidas devido à pausa de inverno, o torneio possuía retorno previsto para este sábado (26). 

Algumas equipes já haviam suspendido suas atividades por conta das tensões que a Ucrânia tem vivido com a Rússia, mas o Shakhtar Donetsk, casa de tantos brasileiros no país, e o Dínamo Kiev seguiam suas preparações para a 19ª rodada que ocorreria neste fim de semana. 

Quais brasileiros atuam no Campeonato Ucraniano? 

O Campeonato Ucraniano conta com 26 jogadores brasileiros inscritos, e metade deles atua no Shakhtar Donetsk.

Júnior Moraes, Fernando, Pedrinho, Tetê, David Neres, Alan Patrick, Maycon, Marcos Antônio, Vinicius Tobias, Dodô, Marlon, Ismaily, e Vitão vestem a camisa do Shakhtar. 

Por outro lado, Vitinho joga no Dínamo Kiev, Juninho e Cristian no Zorya Lugansk, Marlyson e Fabinho atuam pelo Metalist, Lucas Rangel e Luizão pelo Vorskla Poltava, Renan Oliveira e Diego Santos representam o Kolos Kovalivka, Talles e Edson o Rukh Lviv, e Bill e Busanello o SK Dnipro.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor