Reviravolta?

Haaland na Copa do Mundo! Fifa pode "virar a mesa" e Noruega terá chance de ir ao mundial; confira

Exclusão da Rússia pode abrir breca para Noruega e Eslováquia

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 03/03/2022 às 12:23
Notícia
X

A decisão da Fifa de excluir a Rússia da Copa do Mundo 2022 pode causar uma reviravolta na repescagem europeia marcada para acontecer entre 24 29 de março e "devolver" a chance de Haaland e da Noruega de disputar o mundial.

Isso por que a Rússia iria enfrentar a Polônia no dia 24 de março, em Moscou, mas a sua exclusão deixou uma vaga em aberto na chave. Embora a tendência seja que a Polônia avance direto à próxima fase e enfrente o vencedor de Suécia x República Tcheca, existe a possibilidade que uma seleção herde a sua vaga.

A favorita para isso é a Eslováquia, que já enviou um pedido à Fifa. A seleção do país que faz fronteira com a Ucrânia terminou em 3° lugar do Grupo H das Eliminatórias, logo atrás da Rússia, que ficou em 2° e garantiu o direito de disputar a repescagem.

Caso a Fifa entenda que a exclusão da Rússia se aplica desde à fase de grupos, a vaga deve ficar com os eslovacos. Caso entenda que a punição é válida apenas a partir da data da sua divulgação, então, a Polônia vence por W.O e avança para a final da repescagem.

O argumento da Noruega

Tal como a Eslováquia, a Noruega também enviou um pedido à Fifa para ocupar a vaga da Rússia. O regulamento das Eliminatórias, em seu artigo 6 afirma que "se qualquer associação for retirada ou excluída da competição, a Fifa deverá decidir sobre o assunto a seu exclusivo critério e tomar a ação que considere necessária".

O dispositivo deixa claro que a decisão cabe à entidade e que os critérios serão decididos arbitrariamente por ela. O argumento dos noruegueses é de que tiveram a melhor campanha dos terceiros colocados e que, por esse motivo, deveriam ficar com a vaga na repescagem.

A Noruega ficou em 3° lugar do Grupo G, atrás de Holanda, que ficou com a vaga direta, e Turquia, que foi para a repescagem.

O argumento dos noruegueses, no entanto, é fraco. Além de atropelar a lógica apresentada pela Eslováquia, os grupos das Eliminatórias possuem números diferentes de participantes.

Os grupos A, B, C e D e E contam com cinco seleções, ao passo que os demais contam com seis, o que daria mais pontos em disputa para a Noruega em relação às terceiras colocadas desses grupos.

Caso a Fifa acate o pedido norueguês, Haaland, que ficou de fora dos últimos jogos das Eliminatórias por lesão, poderá ter a chance de levar seu país de volta à Copa do Mundo depois de 24 anos. A Noruega disputou a competição pela última vez em 1998, quando venceu o Brasil por 2 x 1 na fase de grupos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor