Copa do Mundo

Sorteio da Copa do Mundo! Seleção Brasileira pode cair no grupo da morte com Alemanha ou Holanda; entenda

Sorteio está marcado para o dia 1° de abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 16/03/2022 às 10:23 | Atualizado em 21/03/2022 às 9:41
X

Copa do Mundo 2022 só acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, no Catar, mas, as Eliminatórias estão próximas de acabar. Entre os dias 24 e 29 de março serão definidas 30 das 32 seleções que participarão da competição.

E o torcedor nem terá tempo de respirar e decorar os classificados, pois já terá a emoção do sorteio dos grupos da competição, marcado para o próximo dia 1° de abril. O sorteio vai acontecer em Doha, no Catar. 

Pela primeira vez na história, o sorteio será feito sem com que todas as 32 seleções estejam classificadas. Isso porque, devido à pandemia de coronavírus, a repescagem intercontinental só será realizada entre 13 e 14 de junho, quando quatro seleções disputarão as duas últimas vagas.

As outras 30 seleções serão definidas até o fim deste mês com as últimas rodadas das Eliminatórias e a tão aguardada repescagem europeia, que eliminará ou Itália ou Portugal e que não contará com a Rússia, banida pela Fifa após invasão à Ucrânia.

SELEÇÕES CLASSIFICADAS

Até o momento, 15 países já garantiram a vaga na Copa do Mundo, veja quais:

Ásia: Catar (país-sede), Coreia do Sul e Irã

América do Sul: Brasil e Argentina

Europa: Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Sérvia, Espanha, Suíça, Dinamarca e Croácia 

América Central / Norte: Nenhuma classificada até o momento

África: Nenhuma classificada até o momento

Oceania: O campeão das eliminatórias será definido neste mês e terá que disputar a repescagem intercontinental contra um time da América Central / Norte em junho.

BRASIL NO GRUPO DA MORTE COM ALEMANHA OU HOLANDA

Sim, esta é uma possibilidade real. O sorteio da Copa do Mundo é realizado através de potes e esses potes são definidos de acordo com o Ranking da Fifa. As 7 melhores seleções ranqueadas mais o país-sede, no caso o Catar, serão as cabeças-de-chave e figurarão no Pote 1.

O restante serão distribuídas, também de acordo com o ranking, entre os Potes 2, 3 e 4.

Brasil é o 2° colocado no ranking, o que lhe garante como cabeça-de-chave no Pote 1. O mesmo não acontece com Holanda Alemanha.

A Laranja Mecânica é a 10ª colocada do ranking e precisaria torcer para que nem Itália (6ª) nem Portugal (8º) consigam a classificação e, ainda teria que ultrapassar a Dinamarca (9ª) no ranking com os dois amistosos que tem pra disputar até o sorteio.

A situação da carrasca do 7 x 1 é ainda mais complicada. Na 11ª colocação, teria que dar um salto ainda maior que os dos holandeses, a quem enfrentam em amistoso no próximo dia 29.

Sendo assim, ambas as seleções europeias figurariam no Pote 2, que contaria com 8 seleções, e poderiam cair no grupo do Brasil, que só tem o impedimento de enfrentar seleções sul-americanas na fase de grupos.

A presença de Holanda ou Alemanha exclui, automaticamente, que a outra também esteja no grupo, dado que um grupo não comporta duas seleções do mesmo pote. Contudo, a presença delas não impede a presença de uma segunda seleção europeia, que esteja presente nos Potes 3 ou 4, uma vez que o regulamento permite até duas seleções europeias em um mesmo grupo.

Com o ranking atual (clique aqui para ver completo), o Pote 1 seria formado por Catar, Bélgica, BrasilFrança, Argentina, InglaterraEspanha e Portugal ou Itália. Já o Pote 2 traria Holanda, Alemanha, DinamarcaSuíça e Croácia, além de México, Estados Unidos e Uruguai, que ainda não garantiram vaga.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor